Resumo |
A demanda por formação em Agroecologia é realidade em muitas escolas do campo. Na Escola Municipal Mário Del Giudice não é diferente, verifica-se que embora o tema Agroecologia já venha sendo trabalhado, algumas problemáticas ainda persistem. Os/as professores/as e gestores/as afirmam que, mesmo estando localizada na zona rural, os processos de ensino aprendizagem ainda não estão voltados a realidade e às especificidades da diversidade de sujeitos do campo. Outra problemática se refere ao uso de agrotóxicos pelas famílias dos estudantes e, na comunidade Colônia Vaz de Melo, onde está localizada esta Escola. Assim, surge a motivação deste projeto. Em 2018 foram desenvolvidas diversas ações educativas, que envolveu os estudantes, professores/as e gestores/as da Escola bem como as famílias agricultoras, mães e pais dos estudantes, moradores de comunidades do campo. Estas ações foram construídas de modo participativo com os professores/as e trouxeram as plantas medicinais, a homeopatia e a alimentação saudável para o ensino significativo dos conteúdos de Ciências previstos o currículo da escola. Este projeto estabeleceu parceria com a Escola Nacional de Energia Popular (ENEP), também localizada na comunidade Colônia Vaz de Melo, que é um espaço educativo que tem como foco divulgar tecnologias populares, como as práticas naturais de auto condução da saúde e, a agroecologia. Em setembro de 2018 os professores da Escola participaram de uma atividade avaliativa do projeto juntamente com a equipe técnica e bolsista. Os professores/as avaliaram como positivas as ações deste projeto. Demandaram continuidade das ações; formação para os professores/as em Educação do Campo e Agroecologia; e apoio para promover cada vez mais, a aproximação das famílias e comunidade da Colônia da Escola. Assim em 2019 está sendo dado continuidade a estas ações. Foi realizada uma reunião de apresentação da proposta 2019 aos gestores/as e professores/as da Escola Municipal Mário Del Giudice. Surgiu a necessidade de conhecer melhor as famílias bem como mapear temas de interesse por formação. Foi aplicado um questionário diagnóstico de informações aos familiares, responderam 58 pessoas, sendo 45 mulheres e 15 homens. Maior parte dos familiares entrevistados moram na zona rural, são agricultores/as e se declararam pretos e pardos. A partir da sistematização foram levantados temas de interesse das famílias que serão adotados como temas geradores das aulas de ensino de Ciências na Escola. Também serão oferecidas oficinas aos pais a partir destas temáticas. Para o II semestre está previsto o curso de formação dos professores da Escola em Educação do Campo e Agroecologia. |