ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ciências Biológicas |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Márcia Matos Sá Ottoni Letro |
Orientador |
BEATRIZ SANTANA CAÇADOR |
Outros membros |
Ana Paula Andrade Godinho, Bruna Guimarães de Melo, Diego Henrique Silveira Ramos, Isabela de Souza Santana, Laís Ferreira Miranda, Marcella Siqueira de Souza, Rafaela Aparecida Pereira, Tatiane Roséli Alves Castro |
Título |
Conversando sobre Bullying com adolescentes na fase escolar: Relato de Experiência |
Resumo |
Introdução: A prática do bullying configura-se como um tipo de violência que expressa relações de poder dissimétricas no contexto escolar. Afeta o processo de ensino-aprendizagem bem como na saúde das crianças e adolescentes em idade escolar. Assim, é fundamental promover espaços de diálogo e formação para enfrentamento do bullying nas escolas, mediante sensibilização dos escolares sobre quão prejudicial esta prática é para a saúde física e mental. Objetivos: Relatar a experiência de discentes na sensibilização de escolares sobre o tema bullying. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre a atividade desenvolvida durante a disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade II do curso de enfermagem da UFV. A atividade aconteceu em novembro de 2018, com duração de 40 minutos. Participaram 14 alunos do 6° ano do ensino fundamental público de um município do interior de Minas Gerais. A problematização sobre o bullying foi mediada pela dinâmica das maçãs. Os participantes foram instigados a elogiar uma das maçãs e a insultar a outra. Foi dada a consigna de que os xingamentos fossem feitos com termos e expressões que já tivessem sido feitas com eles próprios. Previamente, a equipe de facilitadores da atividade já havia injetado tinta guache preta com uma seringa e agulha dentro da maçã que foi usada para os xingamentos. Feito esse momento, as maças foram partidas ao meio de modo que a maça xingada estava manchada de tinta, metaforicamente representando o estrago que o buyllying faz dentro das pessoas. Além disso, foi realizado uma dinâmica da fita, em que foi disposta uma fita central na sala de aula e foram realizadas afirmações acerca do bullying pela equipe de facilitadores, à medida que essas afirmações fossem positivas para a realidade dos alunos, eles deveriam se aproximar da fita central, indicando que aquela afirmativa já havia acontecido com eles, e a partir disso eram realizadas discussões sobre a implicância disso em suas vidas. Resultado: Percebeu-se durante a vivência da atividade que os alunos do sexto ano possuíam conhecimentos prévios sobre o que era bullying e quais as suas consequências. Muitos relataram sofrer ou terem sofrido situações constrangedoras de xingamentos e exclusão durante a escola. Conclusão: Percebe-se como o tema precisa ser mais explorado na fase escolar e que atividades de sensibilização e promoção da empatia, cultura de paz e comunicação não violenta são demandas prementes do contexto educacional atual, sendo imperioso a inclusão dos familiares, responsáveis e da própria escola nesse processo. |
Palavras-chave |
Adolescência, Enfermagem, Bullying. |
Forma de apresentação..... |
Oral |