Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12257

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Márcia Matos Sá Ottoni Letro
Orientador BEATRIZ SANTANA CAÇADOR
Outros membros Ana Paula Andrade Godinho, Bruna Guimarães de Melo, Diego Henrique Silveira Ramos, Isabela de Souza Santana, Laís Ferreira Miranda, Marcella Siqueira de Souza, Rafaela Aparecida Pereira, Tatiane Roséli Alves Castro
Título Conversando sobre Bullying com adolescentes na fase escolar: Relato de Experiência
Resumo Introdução: A prática do bullying configura-se como um tipo de violência que expressa relações de poder dissimétricas no contexto escolar. Afeta o processo de ensino-aprendizagem bem como na saúde das crianças e adolescentes em idade escolar. Assim, é fundamental promover espaços de diálogo e formação para enfrentamento do bullying nas escolas, mediante sensibilização dos escolares sobre quão prejudicial esta prática é para a saúde física e mental. Objetivos: Relatar a experiência de discentes na sensibilização de escolares sobre o tema bullying. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre a atividade desenvolvida durante a disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade II do curso de enfermagem da UFV. A atividade aconteceu em novembro de 2018, com duração de 40 minutos. Participaram 14 alunos do 6° ano do ensino fundamental público de um município do interior de Minas Gerais. A problematização sobre o bullying foi mediada pela dinâmica das maçãs. Os participantes foram instigados a elogiar uma das maçãs e a insultar a outra. Foi dada a consigna de que os xingamentos fossem feitos com termos e expressões que já tivessem sido feitas com eles próprios. Previamente, a equipe de facilitadores da atividade já havia injetado tinta guache preta com uma seringa e agulha dentro da maçã que foi usada para os xingamentos. Feito esse momento, as maças foram partidas ao meio de modo que a maça xingada estava manchada de tinta, metaforicamente representando o estrago que o buyllying faz dentro das pessoas. Além disso, foi realizado uma dinâmica da fita, em que foi disposta uma fita central na sala de aula e foram realizadas afirmações acerca do bullying pela equipe de facilitadores, à medida que essas afirmações fossem positivas para a realidade dos alunos, eles deveriam se aproximar da fita central, indicando que aquela afirmativa já havia acontecido com eles, e a partir disso eram realizadas discussões sobre a implicância disso em suas vidas. Resultado: Percebeu-se durante a vivência da atividade que os alunos do sexto ano possuíam conhecimentos prévios sobre o que era bullying e quais as suas consequências. Muitos relataram sofrer ou terem sofrido situações constrangedoras de xingamentos e exclusão durante a escola. Conclusão: Percebe-se como o tema precisa ser mais explorado na fase escolar e que atividades de sensibilização e promoção da empatia, cultura de paz e comunicação não violenta são demandas prementes do contexto educacional atual, sendo imperioso a inclusão dos familiares, responsáveis e da própria escola nesse processo.
Palavras-chave Adolescência, Enfermagem, Bullying.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.