Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12256

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Nathália dos Santos Ramos
Orientador HUMBERTO JOSUE DE OLIVEIRA RAMOS
Outros membros MARIA GORETI DE ALMEIDA OLIVEIRA, Neilier Rodrigues da Silva Júnior, Valquíria Joana Medina Pinheiro
Título Efeitos Biológicos da Suplementação de Extratos Metanólicos de Soja na Performance de Anticarsia Gemmatalis.
Resumo A soja encontra-se exposta a estresses bióticos, como o ataque das lagartas de Anticarsia gemmatalis. Elas comem as folhas e provocam sérios danos na medida que crescem, comendo tanto o limbo quanto as nervuras das folhas. Por esse motivo, essa espécie destaca-se como uma das principais pragas desfolhadoras da soja, implicando perdas econômicas severas a essa cultura. Essa Lepidóptera é de ocorrência tropical e subtropical, sendo de fundamental importância em várias culturas, como a soja, e considerada uma das principais pragas desfolhadoras nos EUA, México, Colômbia, Venezuela, Brasil e Argentina. Embora inseticidas químicos sintéticos sejam fortemente utilizados, os resultados muitas vezes acabam se tornando catastróficos ao meio ambiente e faz-se cada vez mais necessário o uso de medidas sustentáveis e ecologicamente corretas no combate de insetos praga.
Nosso grupo de pesquisa observou em pesquisas anteriores que extratos metanólicos de folhas de soja adicionados na dieta artificial, resultaram em menor taxa de sobrevivência dos insetos alimentados. Entretanto, as menores taxas de sobrevivência foram verificadas para o extrato da variedade resistente IAC 17.
Tendo em vista tais constatações, o objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil de metabólitos presentes em extratos metanólicos dos genótipo de soja UFVTN 105 AP (susceptível) e IAC 17 (resistente) expostas e não expostas à infestação com A. gemmatalis.
Extratos metanólicos foram analisados por cromatografia líquida de alta performance (UPLC) acoplada a espectrometria de massas do tipo Q-Tof. Os perfis de LC-MS foram alinhados e comparados utilizando a plataforma XCMS. Compostos bioativos na redução da capacidade digestiva e sobrevivência das lagartas foram detectados nas folhas de ambos os genótipos, porém sintetizados em concentrações distintas, tornando possível a justificativa da diferença de resistência à infestação pelas lagartas nas plantas. Foram também observadas a presença de metabólitos com a abundancia diferenciada entre os genótipos pertencentes às vias de biossíntese de flavonoides e de glicosinolatos.
Tendo em vista todos esses fatores e, ressaltando a importância de se entender cada vez mais sobre o assunto em busca de novas alternativas que se adequem as necessidades atuais, esse trabalho visa estudar soluções com embasamento tecnológico e científico, em busca de um desenvolvimento global, atrelando conhecimento e desenvolvimento que, futuramente, possam ser utilizados no engrandecimento de toda uma base, influenciando historicamente em uma possível nova aplicação.
Palavras-chave Anticarsia Gemmatalis, Soja, Desenvolvimento
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.