Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12253

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Letras
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Rafael Macário Fernandes
Orientador GABRIELA DA SILVA PIRES
Título Representatividade na escola: um relato de experiência sobre o PIBID e suas contribuições para a formação docente
Resumo Este trabalho é caracterizado como um relato de experiência vivenciado por três alunos do curso de graduação em Letras - Português/Inglês da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em atividades em uma escola pública de Viçosa/MG, no período de agosto a dezembro de 2018. O PIBID é um projeto que oferece bolsas a estudantes de licenciatura de vários cursos com o objetivo de ser uma ponte entre universidade e escola pública, permitindo aos bolsistas disseminarem conhecimento científico em troca de experiência profissional. Sob a orientação de professores universitários e professores-supervisores em exercício da educação básica, os pibidianos são estimulados a intervirem na realidade do ensino público através das aulas mensais e também das horas de atuação fora da sala de aula.
Uma das características do PIBID é trabalhar a interdisciplinaridade na escola, buscando o trabalho conjunto entre as diferentes áreas de ensino através do uso de temáticas que estimulem a discussão e promovam reflexão. Assim, aproveitando o Dia da Consciência Negra, decidimos utilizar dessa temática para tratar de um assunto ainda não muito trabalhado, porém muito importante no atual cenário político do país: a representatividade na mídia. Diante da realidade da escola pública, observa-se que há uma grande maioria de alunos negros e pardos em detrimento de alunos brancos, o que faz como que seja de suma importância mostrar a esses estudantes que eles podem ser quem eles quiserem e encontrar pessoas iguais a eles em posições de destaque na nossa sociedade. Além disso, em uma era de mídias digitais, é notório que a maior parte das pessoas que praticam bullying virtual é composta por jovens do ensino médio. Esses adolescentes acabam cometendo crimes graves de racismo por acharem que sairão impunes estando protegidas atrás do conforto de seus computadores.
Desta maneira, faz-se extremamente necessário o diálogo e a conscientização dos alunos do ensino médio através de aulas que tratem de temas como o da aula discutida neste trabalho, que promovam reflexões sobre temas como a equidade e a igualdade racial e de gênero, e que promovam discussões que objetivem formar, além de alunos com noções de gramática e vocabulário, cidadãos conscientes de temas sociais e que respeitem as diferenças. Nossas intervenções por meio das aulas estão alinhadas com as discussões levantadas por Ferrarezi (2014), como forma de combater o silêncio improdutivo de alunos nas escolas. Por último, apresentamos uma breve discussão acerca das reflexões que o PIBID promoveu para a construção da identidade profissional dos acadêmicos participantes, bem como a quebra de crenças de membros do grupo acerca da atuação e do papel docente na escola.
Palavras-chave Representatividade, PIBID, Formação docente
Forma de apresentação..... Painel
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