ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Ciências Humanas |
Setor | Departamento de Letras |
Bolsa | PIBID |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Rafael Macário Fernandes |
Orientador | GABRIELA DA SILVA PIRES |
Título | Representatividade na escola: um relato de experiência sobre o PIBID e suas contribuições para a formação docente |
Resumo | Este trabalho é caracterizado como um relato de experiência vivenciado por três alunos do curso de graduação em Letras - Português/Inglês da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e promovido pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) em atividades em uma escola pública de Viçosa/MG, no período de agosto a dezembro de 2018. O PIBID é um projeto que oferece bolsas a estudantes de licenciatura de vários cursos com o objetivo de ser uma ponte entre universidade e escola pública, permitindo aos bolsistas disseminarem conhecimento científico em troca de experiência profissional. Sob a orientação de professores universitários e professores-supervisores em exercício da educação básica, os pibidianos são estimulados a intervirem na realidade do ensino público através das aulas mensais e também das horas de atuação fora da sala de aula. Uma das características do PIBID é trabalhar a interdisciplinaridade na escola, buscando o trabalho conjunto entre as diferentes áreas de ensino através do uso de temáticas que estimulem a discussão e promovam reflexão. Assim, aproveitando o Dia da Consciência Negra, decidimos utilizar dessa temática para tratar de um assunto ainda não muito trabalhado, porém muito importante no atual cenário político do país: a representatividade na mídia. Diante da realidade da escola pública, observa-se que há uma grande maioria de alunos negros e pardos em detrimento de alunos brancos, o que faz como que seja de suma importância mostrar a esses estudantes que eles podem ser quem eles quiserem e encontrar pessoas iguais a eles em posições de destaque na nossa sociedade. Além disso, em uma era de mídias digitais, é notório que a maior parte das pessoas que praticam bullying virtual é composta por jovens do ensino médio. Esses adolescentes acabam cometendo crimes graves de racismo por acharem que sairão impunes estando protegidas atrás do conforto de seus computadores. Desta maneira, faz-se extremamente necessário o diálogo e a conscientização dos alunos do ensino médio através de aulas que tratem de temas como o da aula discutida neste trabalho, que promovam reflexões sobre temas como a equidade e a igualdade racial e de gênero, e que promovam discussões que objetivem formar, além de alunos com noções de gramática e vocabulário, cidadãos conscientes de temas sociais e que respeitem as diferenças. Nossas intervenções por meio das aulas estão alinhadas com as discussões levantadas por Ferrarezi (2014), como forma de combater o silêncio improdutivo de alunos nas escolas. Por último, apresentamos uma breve discussão acerca das reflexões que o PIBID promoveu para a construção da identidade profissional dos acadêmicos participantes, bem como a quebra de crenças de membros do grupo acerca da atuação e do papel docente na escola. |
Palavras-chave | Representatividade, PIBID, Formação docente |
Forma de apresentação..... | Painel |