Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12246

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Caique de Souza Melo
Orientador LUCIANA BOSCO E SILVA
Título Análise da composição formal e do processo criativo em Studio Precht, Peter Zumthor e Olafur Eliasson
Resumo Este trabalho é parte da pesquisa de iniciação científica iniciada em 2018 e em fase de conclusão, desenvolvida no grupo de pesquisa ARQMnese do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Viçosa, que investiga aspectos da forma e do processo de projeto em quatro obras do estúdio Precht, uma obra do estúdio Olafur Eliasson e uma obra de Peter Zumthor. As obras selecionadas são de caráter sensorial e/ou estão implantadas em espaços públicos, demonstrando características que as aproximam do campo da arquitetura e do urbanismo. O estúdio Pretch surgiu da segmentação de Penda Architects, escritório fundado pelo austríaco Chris Precht e pelo chinês Dayong Sung, e desenvolve trabalhos que privilegiam o sensorial e o contexto do lugar. Nesse sentido, como suporte para as análises, escolhemos a obra de Peter Zumthor pelos seus estudos por uma arquitetura significativa do lugar e da experiência, bem como a obra de Olafur Eliasson, pelos trabalhos artísticos marcados pelo interesse na percepção sensorial e na experiência corporal. Recorremos aos fundamentos teóricos da fenomenologia, particularmente de uma fenomenologia da arquitetura e parte do trabalho de Merleau-Ponty, por possibilitarem-nos uma leitura das obras de modo a identificar as estratégias projetuais adotadas no processo de projeto que poderiam potencializar a experiência do indivíduo no espaço da obra. Recorremos também aos escritos do conceito de lugar, para que pudéssemos ler as obras em diálogo com seu contexto imediato. O foco nas obras do estúdio Precht confere o caráter exploratório da pesquisa de natureza qualitativa, que se trata de um estudo de caso tendo como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica. Não se pretendeu mapear e evidenciar as relações entre obras dos escritórios supracitados, mas fazer um estudo, em cada obra, das estratégias projetuais que resultam inevitavelmente na forma, buscando compreender suas qualidades artísticas e potenciais efeitos quando da experiência.
Palavras-chave Arquitetura sensorial, espaço público, Studio Precht
Forma de apresentação..... Oral
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