Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12243

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciências Agrárias
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Mary Mar Isidoro Silva
Orientador GUMERCINDO SOUZA LIMA
Outros membros Bruna de Souza Vieira, Clarisse Merces Guedes, Isabel Caligiorne Santos, Júlia Azevedo Longo, Kaíque Ferreira de Macedo, Mariana Vargas de Souza Coelho, Marina Azevedo Superbi, Rafaela Araujo Oliveira Mangini
Título Mata do Paraíso: Promoção de atividades em Pesquisa, Ensino e Extensão em um espaço de ciência não formal da UFV.
Resumo A Estação de Pesquisas,Treinamento e Educação Ambiental (EPTEA) Mata do Paraíso é um fragmento de Mata Atlântica pertencente à Universidade Federal de Viçosa, localizado aproximadamente a 6 km do Campus no bairro Paraíso, zona rural de Viçosa. Sob gestão do Departamento de Engenharia Florestal e vinculada a Secretaria de Museus e Espaços de Ciência SEMEC, compõe o circuito de áreas protegidas da UFV, juntamente com o Horto Botânico e Mata da Biologia. É utilizada para diversas atividades de pesquisa, ensino e extensão, por estudantes e pesquisadores de Graduação e Pós-Graduação. Anualmente o espaço recebe em torno de 3000 visitantantes . Aberta de segunda a sexta feira de 7 horas às 17 horas, grupos de até 10 visitantes podem realizar atividades sem acompanhamento e grupos com mais visitantes, as realizam mediante marcação prévia e com acompanhamento de guias do GEIA-MATA Grupo de Educação e interpretação Ambiental Mata do Paraíso. Através de um controle feito na portaria da entrada do EPTEA, são contabilizadas as visitas e as suas respectivas finalidades. No primeiro semestre de 2019 dezesseis visitas em grupo foram realizadas, das quais sete foram de escolas da comunidade de viçosa e região, visitas estas que são realizadas com acompanhamento de estagiários nas trilhas ,seguindo a temática solicitada em maior parte das vezes pelos professores, a ser abordada durante a atividade buscando proporcionar experiências que englobam a observação de fauna e flora a fim de estimular o sentimento de pertencimento ao meio ambiente, na relação homem natureza. Desta forma os estagiários e extensionistas do grupo por meio das atividades aplicam conhecimentos acadêmicos e de vida ao atender um público amplamente diverso de visitantes. Além das visitas escolares e de recreação , também ocorrem frequentemente aulas práticas de disciplinas da Universidade, proporcionando complementação as matrizes curriculares de diversos cursos, são também oferecidos mini-cursos e capacitações utilizando as instalações da sede e trilhas. Ao utilizar o espaço para realização de tais atividades, observando-se e atentando-se aos impactos causados , reforça-se a relevância do espaço para a comunidade.Dentre os resultados atingidos o momento, destacam-se a articulação por parte do grupo multidisciplinar responsável GEIA-MATA e a realização da Aula aberta com o tema:’’ Educação Ambiental é Resistência!’’ em parceria com os outros dois espaços do circuito de áreas protegidas da UFV, com mais de noventa participantes.
Palavras-chave Mata do Paraíso, GEIA-MATA, Educação
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.