Outros membros |
Ágatha Gomes Antunes, ALINE DUARTE BATISTA, Dara da Silva Braga, GINIA CEZAR BONTEMPO, Gustavo Adolf Fichter Filho, Leonardo Antunes Moreira Soares, Paulo Henrique Mariani Cangussú, Thiago Falcão Sueira Chagas |
Resumo |
O projeto “BioLab: compartilhando conhecimento com estudantes das escolas de Viçosa e região” é um projeto de extensão que procura aproximar a universidade e os licenciandos em Biologia aos alunos e professores da Educação Básica. O objetivo é transformar o Setor de Educação em Ciências e Biologia (DBG), localizado no 4° andar do Edifício das Licenciaturas, em um espaço de visitação e aprendizagem para alunos de escolas públicas e privadas da Educação Básica, além de subsidiar projetos de ensino e pesquisa em Ciências. Muitas das escolas de Viçosa são carentes em materiais didáticos voltados para o ensino prático, tornando o BioLab um espaço viável para reduzir essa demanda. Para organizar e desenvolver o espaço, os membros do projeto organizaram-se em cinco grupos de trabalho (GTs): GT Divulgação, responsável pela divulgação do projeto nas redes sociais, disciplinas e escolas; GT Intervenções, responsável por realizar intervenções pedagógicas, artísticas e culturais e montar instalações temporárias; GT Coleções Vivas, criar e manter microrganismos, animais e plantas; GT Coleções Fixadas, responsável pelos materiais biológicos fixados, como animais taxidermizados, exsicatas e lâminas diversas; GT Acervo, organizar os modelos e jogos didáticos já existentes, além de desenvolver novos. O projeto tem duas linhas de atuação principais: as visitas guiadas ao BioLab, conduzidas pelos membros do projeto e o empréstimo de materiais às escolas. A divulgação do BioLab ocorreu no mês de abril e as primeiras visitas começaram em maio, sendo realizadas, neste mês, 10 visitas de cinco escolas diferentes, entre públicas e particulares, abrangendo desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. O roteiro da visita é pensado a partir da demanda da escola e da faixa etária a ser atendida. Ao final, é aplicado um feedback aos visitantes, para que se levante os pontos positivos e negativos além de sugestões para aprimoramento das ações. O retorno tem sido positivo, e a estrutura e os monitores têm recebido boa avaliação. Os alunos destacam as atividades práticas e, os professores, a importância do espaço. Os materiais disponíveis no BioLab são utilizados nas escolas de Viçosa e região por meio de outros projetos, como: PIBID, Residência Pedagógica, PET, Jovem Cientista, Trilheiros do Sauá, e as disciplinas de Estágio Supervisionado. Entre os meses de março e maio, foram emprestados 29 modelos didáticos, 20 jogos, 22 materiais multimídias, 23 materiais de laboratório e 87 materiais de consumo, contemplando 14 escolas públicas da rede municipal e estadual. Percebe-se assim, a importância do BioLab na aproximação e acesso da Educação Básica à Universidade e vice-versa. Alunos e professores das escolas têm tido melhores condições para desenvolver um processo de ensino-aprendizagem ativo e participativo, e, os licenciandos em biologia, têm tido a oportunidade de desenvolver e praticar habilidades como oralidade, didática, ensino investigativo, entre outros. |