Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12236

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Mariana Bezerra Castoldi
Orientador JOAO MARCOS DE ARAUJO
Outros membros Ágatha Gomes Antunes, ALINE DUARTE BATISTA, Dara da Silva Braga, GINIA CEZAR BONTEMPO, Gustavo Adolf Fichter Filho, Leonardo Antunes Moreira Soares, Paulo Henrique Mariani Cangussú, Thiago Falcão Sueira Chagas
Título Contribuições do BioLab para as escolas de Viçosa
Resumo O projeto “BioLab: compartilhando conhecimento com estudantes das escolas de Viçosa e região” é um projeto de extensão que procura aproximar a universidade e os licenciandos em Biologia aos alunos e professores da Educação Básica. O objetivo é transformar o Setor de Educação em Ciências e Biologia (DBG), localizado no 4° andar do Edifício das Licenciaturas, em um espaço de visitação e aprendizagem para alunos de escolas públicas e privadas da Educação Básica, além de subsidiar projetos de ensino e pesquisa em Ciências. Muitas das escolas de Viçosa são carentes em materiais didáticos voltados para o ensino prático, tornando o BioLab um espaço viável para reduzir essa demanda. Para organizar e desenvolver o espaço, os membros do projeto organizaram-se em cinco grupos de trabalho (GTs): GT Divulgação, responsável pela divulgação do projeto nas redes sociais, disciplinas e escolas; GT Intervenções, responsável por realizar intervenções pedagógicas, artísticas e culturais e montar instalações temporárias; GT Coleções Vivas, criar e manter microrganismos, animais e plantas; GT Coleções Fixadas, responsável pelos materiais biológicos fixados, como animais taxidermizados, exsicatas e lâminas diversas; GT Acervo, organizar os modelos e jogos didáticos já existentes, além de desenvolver novos. O projeto tem duas linhas de atuação principais: as visitas guiadas ao BioLab, conduzidas pelos membros do projeto e o empréstimo de materiais às escolas. A divulgação do BioLab ocorreu no mês de abril e as primeiras visitas começaram em maio, sendo realizadas, neste mês, 10 visitas de cinco escolas diferentes, entre públicas e particulares, abrangendo desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. O roteiro da visita é pensado a partir da demanda da escola e da faixa etária a ser atendida. Ao final, é aplicado um feedback aos visitantes, para que se levante os pontos positivos e negativos além de sugestões para aprimoramento das ações. O retorno tem sido positivo, e a estrutura e os monitores têm recebido boa avaliação. Os alunos destacam as atividades práticas e, os professores, a importância do espaço. Os materiais disponíveis no BioLab são utilizados nas escolas de Viçosa e região por meio de outros projetos, como: PIBID, Residência Pedagógica, PET, Jovem Cientista, Trilheiros do Sauá, e as disciplinas de Estágio Supervisionado. Entre os meses de março e maio, foram emprestados 29 modelos didáticos, 20 jogos, 22 materiais multimídias, 23 materiais de laboratório e 87 materiais de consumo, contemplando 14 escolas públicas da rede municipal e estadual. Percebe-se assim, a importância do BioLab na aproximação e acesso da Educação Básica à Universidade e vice-versa. Alunos e professores das escolas têm tido melhores condições para desenvolver um processo de ensino-aprendizagem ativo e participativo, e, os licenciandos em biologia, têm tido a oportunidade de desenvolver e praticar habilidades como oralidade, didática, ensino investigativo, entre outros.
Palavras-chave educação básica, ensino de ciências, espaço de visitação
Forma de apresentação..... Painel
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