Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12229

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Ana Carolina Cavalari Arrais
Orientador JOELMA SANTANA SIQUEIRA
Título A violência simbólica de gênero representada em dois contos brasileiros: Clarice Lispector e Nélida Piñon
Resumo O trabalho de pesquisa ainda em andamento refere-se a uma dissertação de mestrado na área da Letras/Literatura, iniciado em março de 2018 e realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Especificamente, concerne à subárea de Literatura e Sociedade e busca como foco principal comparar dois contos brasileiros: A fuga, de Clarice Lispector, escrito em 1940 e I love my husband, de Nélida Piñon, escrito em 1980. Quatro décadas separam tais produções literárias, que aproximam-se na abordagem de um mesmo tema, porém, com técnica narrativa diversa. Logo, as duas narrativas curtas exibem problematizações a respeito da mulher casada, ambas personagens refletem sobre sua condição matrimonial na sociedade de classe média burguesa, em que, embora não se encontrem em situação física vulnerável, vivenciam opressões oriundas do âmago do sistema patriarcal. Em termos analíticos, são contos em que se dá a ver a consciência do que Pierre de Bourdieu intitula Dominação masculina (1997), tratando-se da quase imperceptível violência simbólica entre os constructos históricos dos gêneros masculino e feminino. Dessa maneira, busca-se analisar essa temática, relacionada aos estudos de gênero, atentando para o processo de construção das duas narrativas, posto que os modos como são construídas estão diretamente relacionados com os sentidos que delas se pode depreender. Enquanto a narradora inominada do conto de Piñon focaliza o uso da primeira pessoa, reduzindo-se ao espaço da casa do casal e utilizando-se de palavras para recobrir conceitos, a narradora Elvira de Lispector transmuta-se entre primeira e terceira pessoa, assumindo uma consciência mais ampla, oriunda da técnica do fluxo de consciência, indo direto à palavra-pensamento. Ademais, ainda caberá nesta pesquisa o apanhado geral da biografia de cada autora ao lado de suas trajetórias intelectuais, focalizando, principalmente, os livros em que os contos supracitados foram publicados. Portanto, através da comparação entre duas obras que se deixam entrever uma temática semelhante, cabe uma análise crítica de cunho estético para discutir não apenas a temática social, mas, antes, e para fundamentá-la, as escolhas estéticas dessas duas importantes escritoras da literatura nacional.
Palavras-chave Clarice Lispector, Nélida Piñon, estudos de gênero
Forma de apresentação..... Oral
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