Resumo |
Este projeto de pesquisa pretende compreender a representação das relações de gênero em programas de formação da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Pelo fato da categoria gênero ser relacional, se optou por uma comparação entre o programa de formação de “mulheres virtuosas” (Godllywood) e o de formação de “homens inteligentes” (Intellimen). Ambos os programas procuram resgatar ideais bíblicos para estabelecer um padrão de condutas em relação às suas identidades, possibilitando a participação via internet e em encontros periódicos nas igrejas. Dentre essas duas modalidades, se optou pela análise da primeira, pois entende-se que a utilização dos meios de comunicação pela igreja evangélica tem sido uma forma de popularizar a instituição, como se observa em programas de televisão como o “Show da Fé”. Logo, tendo em vista o contexto atual, em que o acesso à internet se popularizou por meio de aplicativos de celular relacionados a redes sociais, se optou pela análise dos principais sites desse programa, que são os blogs pessoais de Renato e Cristiane Cardoso, e os sites oficiais do Intellimen e Godllywood, pois ambos possuem uma presença significativa nos programas de formação a serem estudados. Para a realização do trabalho, no campo metodológico, se optou por uma abordagem qualitativa, utilizando a análise de imagem e a análise de conteúdo, pois dialoga com o propósito da pesquisa de compreender representações sociais; sendo estas passíveis de estarem expressas em diferentes maneiras, como em vídeos, fotos, textos, etc. Também foram realizadas etnografias que incluem observações participantes dos encontros mensais dos grupos Godllywood e IntelliMen na Igreja Universal em Viçosa e Ponte Nova, no interior de Minas Gerais e entrevistas com participantes dos programas a fim de identificar a representação dos gêneros. O principal referencial teórico utilizado é Judith Butler (1990), ao tratar das problemáticas em torno do conceito de gênero, compreendendo que este parte da noção de performatividade, entendendo que as identidades se colocam como efeitos e expressões a partir do sujeito, não sendo, portanto, algo natural ou socialmente construído. Para tanto, também foram utilizados referenciais teóricos que se debruçam sobre a construção de identidades religiosas dentro dos meios de comunicação, onde estes exprimem não só ideias subjetivas e individuais, mas também coletivos que advém da própria comunidade contribuindo, assim, para a expressividade de um pensar evangélico que parte do individual e que se adentra na coletividade e pontua os papéis sociais que devem ser performatizados pelos sujeitos. |