Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12222

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Filipe Peixoto Santos
Orientador FELIPE NOGUEIRA BELLO SIMAS
Outros membros ISABELA LEAO PONCE PASINI
Título Usando o bambu para a construção do conhecimento crítico
Resumo Em continuidade do PIBEX aprovado em 2017, onde na ocasião trabalhou-se na EFA (Escola Familia Agricola) Puris, em Araponga -Mg, este projeto objetiva re-significar o uso do bambu, principalmente no meio rural, passando de um uso em estruturas temporárias, para estruturas duradouras e nobres, substituindo a madeira, tornando-se ecologicamente mais coerente e socialmente adequado.
Este projeto toma um cunho fundamentalmente educacional, a partir do momento que se percebe que conscientizar sobre as reais potencialidades do bambu trata-se, sem dúvidas, de um desafio pedagógico.
Neste sentido, faz-se mister o aprofundamento em técnicas e metodologias adequadas ao diálogo da prática com teoria, significando uma em reciprocidade com a outra, buscando-se assim a práxis freiriana. Nesta toada, a tônica é um princípio muito utilizado pelas CEB's (Comunidades Eclesiais de Base): a cabeça pensa, a partir de onde os pés pisam. No contexto deste projeto, isso significa que os conceitos teóricos, são pensados e expostos a partir da prática que se passa na concretude da vida.
Este projeto responde, portanto, a uma necessidade técnica em uma perspectiva da popularização do uso do bambu, bem como as estratégias no âmbito educacional que viabilizam essa popularização.
É feito neste projeto todo o trabalho necessário: a colheita do Bambu Gigante (Dendrocalamus Giganteus) realizada manualmente, o tratamento, a confecção de encaixes, e montagem da estrutura em forma de mutirões pedagógicos. Tais mutirões são pensados e metodologicamente elaborados para servirem como o momento de aprendizado e apresentação dos conceitos. Assim, aprende-se, por exemplo, durante a colheita que o bambu é uma gramínea, quais são as características dessa família (biologia), os tipos de esforços dos quais ele é submetido (física), o que os antigos faziam com bambu (história, geografia), o porque que hoje quase não fazem mais (sociologia).
A sabedoria deste método reside no fato de que os conceitos são expostos dentro de uma atmosfera laboriosa, envolvente, contextualizando e dando certa materialidade aos conceitos que outrora eram abstratos. A contextualização sócio-cultural favorece que a construção do conhecimento se de forma crítica e lúcida, possibilitando certa familiaridade do que antes era puramente abstrato.
Acredita-se, por fim, que este método de aprendizado tem muito a ser explorado. É adequado principalmente quando se considera a realidade dos sujeitos/as no campo, cuja lida do cotidiano perpassa por uma série de atividades práticas semelhantes ás realizadas no curso, tornando mais significativo não só as atividades com o bambu, mas também o trabalho do dia a dia.
Palavras-chave Educação, Trabalho, Bambu
Forma de apresentação..... Oral
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