Resumo |
Descrição do tema: o perfil de formação dos estudantes do século XXI exige transformações nas práticas pedagógicas, de passiva e tecnicista para uma formação crítico-reflexiva, que estimule a criatividade e a inovação. Neste sentido, está em pauta, a necessidade de implementar Métodos Ativos de ensino, aprendizagem e avaliação que deem protagonismo ao estudante, estimulando a autonomia, o compromisso e a corresponsabilidade. Público alvo: estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem, matriculados na disciplina NUT 364 - Políticas de Saúde da UFV, campus Viçosa. Justificativa: as Diretrizes Curriculares Nacionais orientam para uma formação generalista, crítica, reflexiva, humanizada e focada. Pensando na aprendizagem por competências, trabalharemos neste estudo com os métodos que se baseiam na aprendizagem cognitiva (conhecimentos). Métodos Ativos (Mapa Conceitual associado à Aula Invertida) e o Método Tradicional (provas e aula expositiva). Objetivos e Métodos: descrever, por meio de um Relato de Experiência, o processo de aprendizagem propiciado pelo Mapa Conceitual associado à Aula Invertida. O Mapa Conceitual é construído coletivamente, por grupos de 5 a 7 estudantes utilizando-se uma ferramenta digital online e gratuita, o Software CmapTools. Primeiramente, os estudantes individualmente estudam o capítulo do livro, elaboram uma síntese e listam os respectivos conceitos chave (Aula Invertida), então os docentes corrigem e em sala de aula (5 momentos ao longo do semestre), os estudantes em seus grupos, discutem e elencam os conceitos chave coletivamente, construindo em seguida os Mapas Conceituais. No final de cada aula os docentes avaliam, dão o feedback e orientam sobre as possíveis incorreções e mudanças necessárias – avaliação formativa. Ao final da disciplina, cada grupo apresentou um único Mapa Conceitual com todo o conteúdo de Políticas de Saúde. Resultados e Conclusões: por meio do Mapa Conceitual e da Aula Invertida, desenvolvemos a capacidade de análise, síntese e seleção dos conteúdos mais importantes (identificação dos conceitos chave), o que propiciou a realização de discussões reflexivas e consubstanciadas nos conhecimentos teóricos estudados. Destaca-se ainda, o exercício de outras competências: o “aprender a aprender”, evidenciado pelo exercício da autonomia dos estudantes, pelo planejamento de estratégias em equipe para aprimoramento do trabalho e pela compreensão dos conceitos chave, bem como a relação entre eles; e, “aprender a conviver” e a “trabalhar juntos”, considerando a importância da construção coletiva na criação, atualização e formatação do Mapa Conceitual e tomada de decisões em conjunto. Por fim, há que se destacar que o Mapa Conceitual como método ativo, permitiu que os conteúdos fossem assimilados e integrados, ultrapassando assim, a simples memorização mecânica, o que vai de encontro ao Método Tradicional que foca apenas memorização dos conteúdos, de forma passiva, monótona e acrítica. |