Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12221

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Luísa Canuto de Andrade
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Beatriz Oliveira Silva, Daniel Gomes Vilela, Emily de Souza Ferreira, Samantha Bicalho de Oliveira Cavalier
Título O mapa conceitual associado a aula invertida como método ativo de ensino, aprendizagem e avaliação: um relato de experiência
Resumo Descrição do tema: o perfil de formação dos estudantes do século XXI exige transformações nas práticas pedagógicas, de passiva e tecnicista para uma formação crítico-reflexiva, que estimule a criatividade e a inovação. Neste sentido, está em pauta, a necessidade de implementar Métodos Ativos de ensino, aprendizagem e avaliação que deem protagonismo ao estudante, estimulando a autonomia, o compromisso e a corresponsabilidade. Público alvo: estudantes dos cursos de Nutrição e Enfermagem, matriculados na disciplina NUT 364 - Políticas de Saúde da UFV, campus Viçosa. Justificativa: as Diretrizes Curriculares Nacionais orientam para uma formação generalista, crítica, reflexiva, humanizada e focada. Pensando na aprendizagem por competências, trabalharemos neste estudo com os métodos que se baseiam na aprendizagem cognitiva (conhecimentos). Métodos Ativos (Mapa Conceitual associado à Aula Invertida) e o Método Tradicional (provas e aula expositiva). Objetivos e Métodos: descrever, por meio de um Relato de Experiência, o processo de aprendizagem propiciado pelo Mapa Conceitual associado à Aula Invertida. O Mapa Conceitual é construído coletivamente, por grupos de 5 a 7 estudantes utilizando-se uma ferramenta digital online e gratuita, o Software CmapTools. Primeiramente, os estudantes individualmente estudam o capítulo do livro, elaboram uma síntese e listam os respectivos conceitos chave (Aula Invertida), então os docentes corrigem e em sala de aula (5 momentos ao longo do semestre), os estudantes em seus grupos, discutem e elencam os conceitos chave coletivamente, construindo em seguida os Mapas Conceituais. No final de cada aula os docentes avaliam, dão o feedback e orientam sobre as possíveis incorreções e mudanças necessárias – avaliação formativa. Ao final da disciplina, cada grupo apresentou um único Mapa Conceitual com todo o conteúdo de Políticas de Saúde. Resultados e Conclusões: por meio do Mapa Conceitual e da Aula Invertida, desenvolvemos a capacidade de análise, síntese e seleção dos conteúdos mais importantes (identificação dos conceitos chave), o que propiciou a realização de discussões reflexivas e consubstanciadas nos conhecimentos teóricos estudados. Destaca-se ainda, o exercício de outras competências: o “aprender a aprender”, evidenciado pelo exercício da autonomia dos estudantes, pelo planejamento de estratégias em equipe para aprimoramento do trabalho e pela compreensão dos conceitos chave, bem como a relação entre eles; e, “aprender a conviver” e a “trabalhar juntos”, considerando a importância da construção coletiva na criação, atualização e formatação do Mapa Conceitual e tomada de decisões em conjunto. Por fim, há que se destacar que o Mapa Conceitual como método ativo, permitiu que os conteúdos fossem assimilados e integrados, ultrapassando assim, a simples memorização mecânica, o que vai de encontro ao Método Tradicional que foca apenas memorização dos conteúdos, de forma passiva, monótona e acrítica.
Palavras-chave Método ativo, Método tradicional, Mapa Conceitual
Forma de apresentação..... Painel
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