Resumo |
A escola é um espaço de disputa política e ideológica que constantemente sofre com reformas. Os profissionais atuantes neste local devem reestruturar sua maneira de trabalho, para superar os novos desafios que surgem devido às reformas que chegam. Pensando nisso, a pesquisa em andamento “Desafios do coordenador pedagógico diante do atual cenário educacional brasileiro: impactos da implementação da BNCC” objetiva compreender de que forma a prática do coordenador pedagógico será impactada pela implantação da Base Nacional Comum Curricular. E para tal, faz-se necessário compreender o cenário educacional brasileiro pós reformas educacionais, assim como as mudanças nas políticas educacionais configuradas nos anos de 2018 e 2019, compreender o papel do coordenador pedagógico, suas atribuições e intervenções junto à comunidade educativa, aprofundar o debate sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que diz respeito à estrutura do documento e compreender os desafios e perspectivas que tem sido apontados, diante da implantação da BNCC, para a educação no Brasil. Foi realizada uma análise bibliográfica para compreender o cenário educacional brasileiro pós reformas educacionais neoliberais, assim como as mudanças nas políticas educacionais configuradas nos anos de 2018 e 2019. Da mesma forma, foi realizada, também, uma pesquisa documental para compreender a estrutura da Base Nacional Comum Curricular e as funções e atribuições que o Coordenador Pedagógico desempenha. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa. Da década de 90 até os dias atuais muitas tem sido as mudanças que a educação tem sofrido, principalmente no que tange ao processo de descentralização. Percebeu-se que as Reformas Educacionais tem reflexos diretos sobre a política de avaliações externas e fatores internos à escola como meritocracia e uma Pedagogia de Resultados. Com relação à BNCC o estudo tem se aprofundado em torno da relação do coordenador pedagógico com o exercício com os docentes, em torno desse documento. Acredita-se que esta pesquisa beneficiará os Coordenadores Pedagógicos no exercício de suas funções, através de sua análise crítica da realidade e da proposta curricular da BNCC, bem como os demais agentes educacionais que atuam dentro e fora do espaço escolar a compreenderem quais são as funções desse profissional, pois muitos a desconhecem, e também a compreenderem como a implementação desse documento afetará suas funções. |