Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12208

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Samuel de Sá Ribeiro
Orientador MARIA CARMEN AIRES GOMES
Título Transhomens estudantes do ensino médio: análise crítico-discursiva de narrativas de vida
Resumo Corpos trans rompem o binarismo de gênero, tensionam em maior ou menor grau as normas regulatórias cis-heteronormativas e hegemônicas consolidadas histórica e culturalmente na sociedade. Por conseguinte, estudantes trans podem experienciar, com maior frequência, situações de violência simbólica na escola (CRUZ, 2011; CELLINI&FRANCO, 2016). Sob essa ótica, consideramos que as práticas opressoras, sejam elas promovidas por outrxs estudantes, sejam por profissionais da educação, afetam alguns estudantes trans e interferem em suas vidas social e escolar. Em meio a essa eminente problematização, pretendemos apresentar uma parte das análises da pesquisa “Corpos trans em práticas socioescolares: uma análise crítico-discursiva de narrativas de vida” que vem sendo desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG/LET) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), junto ao Grupo AFECTO (Abordagens faircloughianas para estudos do corpo/discurso textualmente orientados). Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico vinculada à Análise do Discurso Crítica de Norman Fairclough (2001 [1992]; 1999; 2003), arcabouço teórico-metodológico de natureza transdisciplinar. Assim, devido a isso, nossas análises são articuladas aos Estudos de Gênero, principalmente àqueles voltados para a perspectiva queer de Judith Butler (1990, 1993, 1999), Louro (2000, 2004), Miskolci (2012), Connell (2016), Preciado (2017) e Bento (2017). Ademais, a partir das narrativas geradas por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas em duas escolas públicas de Viçosa-MG, identificamos que estudantes transhomens vinculados a essas instituições são constrangidos em alguns momentos e, em outros, têm a identidade de gênero reconhecida e legitimada por colegas e por professorxs, supervisoras e pela direção escolar. À vista disso, notamos uma pluralidade de masculinidades em frequente negociação de suas identidades – afinal, enquanto alguns transhomens identificam-se como marginais e estranhos no espaço escolar, um deles experiencia a normalidade de uma masculinidade mais empoderada devido à sua performance de gênero e ao grupo de colegas do qual participa.
Palavras-chave Escola, Estudos de Gênero, Análise do Discurso Crítica
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,65 segundos.