Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12205

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Emilia Cota Miranda Santos
Orientador MARILANE DE OLIVEIRA FANI AMARO
Outros membros Bárbara Cristina Velho, Isadora Thamisa de Carvalho Fernandes, Joao Vitor Batista de Castro, Tamires Araujo Dias, Victória Nepomuceno dos Santos
Título O Uso do Lúdico no Ensino da Educação do Trânsito
Resumo INTRODUÇÃO: Os acidentes de trânsito são classificados como acontecimentos de causas externas, que devido seu alto índice de morbidade e mortalidade, configuram-se como um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Segunda OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), as decorrências dos acidentes são a principal morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos. O ensino de educação no trânsito, no país, deveria estar em todos os níveis escolares, conforme a lei que institui o código de trânsito brasileiro. Entretanto, existem poucas atividades educativas realizadas nas escolas. Ante a isto, uma equipe de estudantes de enfermagem realizou uma atividade denominada “Educação no trânsito: Está correto ou não está correto?”. OBJETIVO: Relatar a experiência da realização de uma dinâmica educativa sobre as leis e os perigos encontrados no trânsito realizada numa escola no município de Viçosa. DESCRIÇÃO DAS AÇÕES: estudo descritivo, caracterizado como relato experiência. O mesmo aborda sobre o uso do lúdico em uma prática educativa. A atividade ocorreu no dia 28 de maio de 2019, na Escola Municipal Professor Pedro Gomide Filho, contou com 29 participantes, incluindo os integrantes da equipe que conduziram a dinâmica. Foi dividida em quatro momentos: inicialmente houve uma dinâmica de quebra-gelo para apresentação de todos os presentes e, ainda, foi perguntado o que eles sabiam sobre o trânsito. Em seguida, foram mostradas imagens que acontecem no trânsito sendo algumas ações corretas e outras incorretas, sendo este momento intitulado de “está correto ou não está correto?”. No terceiro momento, foram apresentadas as placas de trânsito e realizada a explicação do significado de cada uma. Por fim, ocorreu a apresentação do semáforo e o significado de cada cor, acontecendo uma dinâmica com quatro alunos escolhidos ao acaso para representar carros e pedestres. As dúvidas foram respondidas e teve relatos pessoais dos escolares, sendo também feito o fechamento da atividade. RESULTADOS: Houve participação ativa das crianças. Enfatiza-se que a atividade se qualifica como eficaz, visto que os envolvidos afirmaram terem gostado. Vale frisar que o uso do lúdico, otimizou a atividade, em virtude de ser uma estratégia atrativa, principalmente para as crianças, possibilitando uma explanação clara sobre o trânsito. Além disso, por ter sido uma atividade pautada no diálogo, os alunos não se sentiram acanhados, podendo apresentar suas dúvidas e experiências em relação ao assunto tratado. CONCLUSÂO: propõe-se a realização de mais atividades como a supracitada para que haja uma interação maior das crianças sobre diversos assuntos, principalmente ao se tratar de um conteúdo importante e pouco trabalhado, como as leis de trânsito. Assim, reafirma-se a extensão como uma aplicabilidade para a sociedade das Universidades e há uma disseminação das leis de trânsito pelos alunos tanto para os familiares quanto para a população, diminuindo o índice de mortalidade.
Palavras-chave Educação em Saúde, Acidentes de Trânsito, Saúde Pública
Forma de apresentação..... Painel
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