Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12194

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Cristiano Viana Marto
Orientador MARIANA COSTA CARVALHO
Outros membros Edson Júnio Ferreira da Silva, Jaqueline de Freitas Lopes , Kelly Gomes Campos
Título PROJETO SALA DE ESPERA NO HOSPITAL SÃO JOÃO BATISTA: instrumento do Serviço Social na democratização dos direitos sociais dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS
Resumo Este trabalho apresenta a experiência do projeto de intervenção para implementação de Sala de Espera pelos alunos do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa - UFV em parceria com a supervisora de estágio no Hospital São João Batista - HSJB no município de Viçosa/MG. A assistente social do Hospital São João Batista já possui uma organização para o atendimento das demandas apresentadas ao Serviço Social e, com o intuito de possibilitar um espaço de acolhimento, esclarecimento de dúvidas, socialização de informações e troca de experiências, foi elaborado o Projeto Sala de Espera, que é vinculado ao Programa de Atendimento aos Pacientes e Familiares, já existente na instituição, onde as intervenções deverão facilitar o ingresso dos pacientes e familiares ao HSJB. No cotidiano de trabalho do Serviço Social neste hospital, observam-se demandas econômicas e sociais, intrínsecas ao processo de vida dos usuários, expressas em situações de risco e vulnerabilidade social, que requerem orientações e encaminhamentos intersetoriais que envolvem também a previdência e a assistência social, envolvendo o tripé das políticas da seguridade social - Saúde, Assistência Social e Previdência Social. Logo, a intervenção em sala de espera abarca um maior número de usuários constituindo-se como um dispositivo que amplia a ideia de controle social da comunidade usuária. Nessa direção, o projeto tem por objetivo possibilitar orientações aos usuários em sala de espera sobre temas diversos, de forma clara e participativa, ampliando a democratização das informações e as diversas formas de acessar os direitos. As metodologias utilizadas serão reuniões com os profissionais de saúde, assistentes sociais e estagiários, para coleta de informações e planejamento das ações; agendamento de reuniões com grupos em sala de espera durante a semana; transmissão de vídeos explicativos sobre direitos sociais, rotina hospitalar e sobre a finalidade da Ouvidoria; palestras sobre temas da área de saúde, previdência social, assistência social e direitos sociais diversos. Também serão utilizados materiais já elaborados pelas Assistentes Sociais que integram o cotidiano do HSJB desenvolvidos através das demandas apresentadas ao Setor de Serviço Social, como o folder explicativo sobre direitos sociais. Por fim, o intuito é que o Projeto Sala de Espera possa modificar a instituição convencional em uma rede de relações humanas, fortemente participativa, envolvendo todos os funcionários do HSJB para que os pacientes tenham um atendimento de qualidade.
Palavras-chave Projeto de Intervenção, Sala de Espera, Serviço Social.
Forma de apresentação..... Oral
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