Resumo |
Este trabalho apresenta a experiência do projeto de intervenção para implementação de Sala de Espera pelos alunos do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa - UFV em parceria com a supervisora de estágio no Hospital São João Batista - HSJB no município de Viçosa/MG. A assistente social do Hospital São João Batista já possui uma organização para o atendimento das demandas apresentadas ao Serviço Social e, com o intuito de possibilitar um espaço de acolhimento, esclarecimento de dúvidas, socialização de informações e troca de experiências, foi elaborado o Projeto Sala de Espera, que é vinculado ao Programa de Atendimento aos Pacientes e Familiares, já existente na instituição, onde as intervenções deverão facilitar o ingresso dos pacientes e familiares ao HSJB. No cotidiano de trabalho do Serviço Social neste hospital, observam-se demandas econômicas e sociais, intrínsecas ao processo de vida dos usuários, expressas em situações de risco e vulnerabilidade social, que requerem orientações e encaminhamentos intersetoriais que envolvem também a previdência e a assistência social, envolvendo o tripé das políticas da seguridade social - Saúde, Assistência Social e Previdência Social. Logo, a intervenção em sala de espera abarca um maior número de usuários constituindo-se como um dispositivo que amplia a ideia de controle social da comunidade usuária. Nessa direção, o projeto tem por objetivo possibilitar orientações aos usuários em sala de espera sobre temas diversos, de forma clara e participativa, ampliando a democratização das informações e as diversas formas de acessar os direitos. As metodologias utilizadas serão reuniões com os profissionais de saúde, assistentes sociais e estagiários, para coleta de informações e planejamento das ações; agendamento de reuniões com grupos em sala de espera durante a semana; transmissão de vídeos explicativos sobre direitos sociais, rotina hospitalar e sobre a finalidade da Ouvidoria; palestras sobre temas da área de saúde, previdência social, assistência social e direitos sociais diversos. Também serão utilizados materiais já elaborados pelas Assistentes Sociais que integram o cotidiano do HSJB desenvolvidos através das demandas apresentadas ao Setor de Serviço Social, como o folder explicativo sobre direitos sociais. Por fim, o intuito é que o Projeto Sala de Espera possa modificar a instituição convencional em uma rede de relações humanas, fortemente participativa, envolvendo todos os funcionários do HSJB para que os pacientes tenham um atendimento de qualidade. |