Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12164

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor REGYANE APARECIDA BITTENCOURT MARQUES
Orientador ANITA MARIA FERREIRA DA SILVA
Título Sussurros, reflexões e trabalho: as representações do feminino na prosa modernista
Resumo O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que buscou compreender o processo de construção identitária da mulher personagem central nos contos Uma em duas de Lya Luft e I love my husband de Nélida Pinõn, a partir do estudo da linguagem/ação. Uma categoria tomado como ação porque é por meio do uso da linguagem os sujeitos interagem entre si, produzem conhecimentos, a própria linguagem, suas crenças, seus valores e transformando a si mesmos, suas interações e os espaços em que vivem. Logo, é na linguagem e por meio da linguagem que os sujeitos constroem suas identidades e, por conseguinte, constituem-se. Assim, buscou-se analisar a naturalização dos conceitos e pré-conceitos a respeito do “ser” mulher, a partir do estudo da linguagem dos sujeitos/personagens dos contos, acima referidos. A linguagem, aqui tomada, ultrapassa a dimensão linguística e funcional, para ser tomada como objeto de reflexão do filósofo Bakhtin (1929) ao falar de Dialogismo e polifonia, aborda a linguagem como forma de ação, de criação, de transformação, em especial, de interação dos personagens femininos ao longo dos eventos sociais de que participam. Os contos que materializam a linguagem são tomados como gêneros discursivos/literários e encerram o contexto sócio-histórico e ideológico em que são construídos os papeis femininos em questão. Os sentidos são construidos na interação e ecoaom as várias vozes que constituem os sujeitos sociais e seus pensamentos, num constante processo de ressonância dos ditos e dos não-ditos em enunciações anteriores. Corroboraram com esta análise as teorias de Moskovici sobre Representações Sociais (1978) em que salienta a importância da interação, da intenção e do papel dos sujeitos na criação e comunicação dos sentidos por eles construídos, bem como a ancoragem e objetivação social dos conceitos ou objetos. A ancoragem para o autor são “teorias coletivas sobre o real, sistemas que têm uma lógica e uma linguagem partcular, […] baseados nos valores e ideias compartilhados, que regem e conduzem as condutas do grupo social.” (1978, p.46). Somou-se a isso as teorias da Inter-ação pela linguagem de koch (2013) ao falar sobre os mecanismos constitutivos do texto como elementos linguísticos, conhecimento do mundo, as inferencias e a situação. Essa materialidade linguística, sob determinada condição de produção foram tomadas como pistas relevantes para as análises das construções de sentidos presentes nas atividades discursivas dos contos. As análises realizadas, a partir do aporte teórico escolhido, permitiram interpretar e refletir sobre o comportamento das personagens no mundo construído pelas autoras, compreender as críticas explícitas e iimplícitas, bem como formular novas críticas e novos sentidos, considerando-se o contexto sócio-histórico e cultural da ficção e da realidade.
Palavras-chave mulher, linguagem, representação social
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.