Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12161

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Letras
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ananda de Souza Lima Vieira Carvalho
Orientador EMILLE ROCHA BERNARDINO DE ALMEIDA PRATA
Outros membros Andressa Rodrigues do Rêgo, Aryane Cristina Gonçalves de Souza, Bruna de Souza Vieira, Eloisa Aldaline de Sousa, FABIO COELHO SAMPAIO, Felipe Matheus de Souza Pereira, Lorena Pereira dos Santos, Maria do Carmo Alves
Título Projeto Rondon: Atividades voltadas para o desenvolvimento de recursos humanos na cidade de Tarauacá (AC)
Resumo Este trabalho compõe o conjunto de ações a serem realizadas pela equipe da UFV no âmbito da temática “Trabalho” na Operação Vale do Acre do Projeto Rondon, compreendida dentre os dias quatro a vinte dois de julho de 2019. O Projeto Rondon é uma ação interministerial do Governo Federal, que em articulação com diversas Instituições Federais de Ensino Superior, visa a contribuir com o desenvolvimento local de comunidades e promoção da cidadania. As atividades realizadas são divididas em três conjuntos temáticos (A, B e C), dos quais este trabalho integra o Conjunto B (Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho).
As ações executadas incluem oficinas e minicursos que objetivam viabilizar a inserção da comunidade no mercado de trabalho; capacitar mão de obra dentro do setor terciário e agricultura familiar; aproveitar e desenvolver o potencial turístico local; incentivar o empreendedorismo, o cooperativismo e o associativismo para geração de renda.
Serão realizadas 25 atividades de capacitação na cidade de Tarauacá, aldeias indígenas e comunidades vizinhas, voltadas para o público em geral e gestores públicos. Essas atividades incluem oficinas para a capacitação de recepcionistas e secretários, camareiras, guias de turismo e influenciadores digitais; e para o desenvolvimento de competências para fomentar o associativismo e cooperativismo.
A equipe é composta por dois professores coordenadores e dez graduandos de cursos distintos da UFV (oito titulares e dois suplentes). Os participantes foram designados por meio de processo seletivo realizado pelo Núcleo de Apoio a Projetos de Extensão (Nape) da UFV, após a seleção da Universidade para participação na Operação Vale do Acre na forma de submissão de proposta de atuação ao Ministério da Defesa.
O grupo iniciou suas atividades em abril, realizando encontros semanais que definiram as formas de atuação na seguintes etapas: levantamento de dados da cidade-alvo; definição dos objetivos das oficinas; capacitação e levantamento de informações metodológicas; delineamento da metodologia; preparo dos materiais didáticos e pré-teste das atividades práticas. Dentre as capacitações realizadas, destacam-se os treinamentos com os temas primeiros-socorros, antropologia e turismo.
Espera-se que as atividades propostas contribuam para consecução dos objetivos buscados, desenvolvendo e fortalecendo a cidadania dos jovens universitários, permitindo a troca de saberes, o atendimento das necessidades locais e a amenização de uma possível vulnerabilidade socioeconômica das comunidades.
Palavras-chave trabalho, rondon, formação
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,65 segundos.