Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12157

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tainara de Matos Alves
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Dandara Baia Bonifácio, Laise Carolina de Freitas Moreira, Luciana Figueiredo dos Santos, Luiza Delazari Borges
Título Inovação no aprendizado: o portfólio reflexivo como método ativo no estudo das Políticas de Saúde
Resumo As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) destacam a importância da utilização de métodos que promovam a aprendizagem colaborativa e significativa visando a formação de profissionais críticos e reflexivos. Na disciplina de Políticas de Saúde utiliza-se o Portfólio Reflexivo como método ativo, cujo objetivo é formar profissionais-cidadãos a partir de uma nova racionalidade, permitindo a aquisição e o exercício de competências. Para alcançar estes objetivos, os processos de ensino, aprendizagem e avaliação, devem ser contínuos, longitudinais, sendo realizado ao longo do semestre (mensalmente, através de feedbacks assertivos e em tempo oportuno para a correção de rumos pelos estudantes. Fazem essa disciplina os estudantes de Medicina, Nutrição e Enfermagem. No século XXI, destaca-se a necessidade de mudanças do paradigma de ensino e aprendizagem de tecnicista-positivista, centrado no professor e com ênfase no conteúdo e na memorização, para o crítico-reflexivo, centrado no estudante e no processo de aprendizagem capacitando-os para a argumentação, autonomia e corresponsabilidade. Tem-se o objetivo de apresentar um Relato de Experiência dos estudantes, sobre o processo de construção do Portfólio Reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação, na disciplina de Políticas de Saúde, visando a formação de futuros profissionais de saúde críticos, reflexivos e comprometidos com a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). Este estudo foi desenvolvido na disciplina NUT 364, Políticas de Saúde. Está fundamentado pelo referencial teórico da pesquisa qualitativa, o qual utilizou como método o estudo de caso, modalidade de investigação empírica empregada quando se pretende buscar um conhecimento circunstanciado a respeito de um tema, no caso deste trabalho, a percepção de um grupo de estudantes sobre o Portfólio Reflexivo. O Portfólio Reflexivo é construído coletivamente em grupos de 5 a 7 alunos, ao longo do semestre letivo e a cada mês se realiza um feedback pelos docentes e auto avaliação pelos alunos, traçando-se estratégias no sentido de alcançar as competências delineadas. À medida que os estudantes vão (re)aprendendo a trabalhar de forma colaborativa, gradativamente vão se tornando mais autônomos, criativos e corresponsáveis pelo processo de ensino, aprendizagem e avaliação. Se tornam também, mais conscientes de seus papéis na defesa do SUS enquanto política universal, equitativa e integral, a partir da aquisição do hábito de pesquisar os diferentes pontos de vistas sobre determinadas temática, identificando os referenciais teórico e linhas de pensamento dos autores, o que os capacita para argumentar e tomar suas próprias decisões de forma coerentes. O Portfólio Reflexivo se mostrou um método inovador e potencializador de competências, no contexto da aprendizagem significativa. A experiência propiciou o crescimento pessoal e a capacidade crítica para atuar no SUS em consonância com as DCN.
Palavras-chave Metodologia ativa, Processo ensino-aprendizagem, Portfólio reflexivo
Forma de apresentação..... Painel
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