Resumo |
As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) destacam a importância da utilização de métodos que promovam a aprendizagem colaborativa e significativa visando a formação de profissionais críticos e reflexivos. Na disciplina de Políticas de Saúde utiliza-se o Portfólio Reflexivo como método ativo, cujo objetivo é formar profissionais-cidadãos a partir de uma nova racionalidade, permitindo a aquisição e o exercício de competências. Para alcançar estes objetivos, os processos de ensino, aprendizagem e avaliação, devem ser contínuos, longitudinais, sendo realizado ao longo do semestre (mensalmente, através de feedbacks assertivos e em tempo oportuno para a correção de rumos pelos estudantes. Fazem essa disciplina os estudantes de Medicina, Nutrição e Enfermagem. No século XXI, destaca-se a necessidade de mudanças do paradigma de ensino e aprendizagem de tecnicista-positivista, centrado no professor e com ênfase no conteúdo e na memorização, para o crítico-reflexivo, centrado no estudante e no processo de aprendizagem capacitando-os para a argumentação, autonomia e corresponsabilidade. Tem-se o objetivo de apresentar um Relato de Experiência dos estudantes, sobre o processo de construção do Portfólio Reflexivo como método de ensino, aprendizagem e avaliação, na disciplina de Políticas de Saúde, visando a formação de futuros profissionais de saúde críticos, reflexivos e comprometidos com a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS). Este estudo foi desenvolvido na disciplina NUT 364, Políticas de Saúde. Está fundamentado pelo referencial teórico da pesquisa qualitativa, o qual utilizou como método o estudo de caso, modalidade de investigação empírica empregada quando se pretende buscar um conhecimento circunstanciado a respeito de um tema, no caso deste trabalho, a percepção de um grupo de estudantes sobre o Portfólio Reflexivo. O Portfólio Reflexivo é construído coletivamente em grupos de 5 a 7 alunos, ao longo do semestre letivo e a cada mês se realiza um feedback pelos docentes e auto avaliação pelos alunos, traçando-se estratégias no sentido de alcançar as competências delineadas. À medida que os estudantes vão (re)aprendendo a trabalhar de forma colaborativa, gradativamente vão se tornando mais autônomos, criativos e corresponsáveis pelo processo de ensino, aprendizagem e avaliação. Se tornam também, mais conscientes de seus papéis na defesa do SUS enquanto política universal, equitativa e integral, a partir da aquisição do hábito de pesquisar os diferentes pontos de vistas sobre determinadas temática, identificando os referenciais teórico e linhas de pensamento dos autores, o que os capacita para argumentar e tomar suas próprias decisões de forma coerentes. O Portfólio Reflexivo se mostrou um método inovador e potencializador de competências, no contexto da aprendizagem significativa. A experiência propiciou o crescimento pessoal e a capacidade crítica para atuar no SUS em consonância com as DCN. |