Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12152

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Flavio Marques Andreon
Orientador RODRIGO SIQUEIRA BATISTA
Outros membros Elen Cristina Carvalho Nascimento, Eugênio da Silva
Título Androides sonham com ovelhas elétricas?” Leituras bioéticas de Westworld (HBO) – Primeira Temporada
Resumo Introdução: O debate bioético sobre (1) a Inteligência Artificial (IA) e (2) a criação de robôs androides tem adquirido grande relevância na atualidade, produzindo significativa influência na criação cinematográfica. A abordagem multifacetada e crítica de tais assuntos confere um tom sui generis à Primeira Temporada (1ªT) do seriado de televisão Westworld [www.hbo.com/westworld] da HBO, notável exemplo de composição entre ética e estética, capaz de estimular a reflexão sobre as fronteiras da tecnociência.
Objetivos: Identificar questões éticas relacionadas à IA e à Robótica presentes na 1ªT de Westworld.
Métodos: Análise crítica da obra e revisão da literatura utilizando o PubMed [www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/], com as seguintes combinações de palavras: (i) “robotic” AND “ethics” e (ii) "artificial intelligence" AND "ethics". Sites da web que abordam questões éticas acerca do filme, de conhecimento prévio dos autores, foram também consultados.
Descrição das principais ações: A análise da 1ªT de Westworld, à luz das referências obtidas na revisão da literatura, subsidiará a preparação de um CineDebate sobre “Bioética, Robótica e IA”, proposto para o 2º semestre de 2019.
Resultados: Foram encontradas 92 e 167 citações, respectivamente, com as combinações “robotic” AND “ethics” e "artificial intelligence" AND "ethics". Desse total foram selecionados dez artigos para subsidiar a apreciação de Westworld (1ªT). Na série, os androides são explorados por seus criadores, em um “parque de diversão para adultos”, para mera satisfação dos desejos – muitas vezes, perversos – destes últimos. Ao longo da 1ªT, a frase shakespeariana “esses prazeres violentos têm fins violentos” é usada como inspiração para mover os androides no caminho de tomada de consciência; de fato, à medida que adquirem autonomia em suas escolhas, estes se tornam mais semelhantes aos humanos. Nesse ponto, emerge aquela que talvez seja a questão central da 1ªT: seres racionais dotados de autoconsciência (por exemplo, androides possuidores de IA) são dignos de consideração ética? Esta indagação catalisa a discussão sobre as ações humanas, em relação aos androides, de uma perspectiva ética.
Conclusão: As atuais perspectivas de evolução da robótica e da IA demandam robusta reflexão ética, a qual tem como pano de fundo a questão kantiana "O que é o homem?" Trata-se de pensar o quanto androides dotados de IA seriam próximos aos humanos, pois, é possível que ambos, por sua semelhança – quiçá lembrando Philip K. Dick –, preencham com ovelhas elétricas os próprios sonhos.
Referências
Deborah, M. N. (2017). Cyborgs, desiring-machines, bodies without organs, and Westworld: Interrogating academic writing and scholarly identity. Disponível em: http:komejournal.com/files/KOME_DN.pdf
Hutson, M. (2018). Free will, AI, and vibrating vests: investigating the science of Westworld. Disponível em: https:
www.sciencemag.org/news/2018/05/free-will-ai-and-vibrating-vests-investigating-science-westworld
Palavras-chave Consciência, Ética, Inteligencia Artificial
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.