Resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, tem como um de seus objetivos a inserção de estudantes no âmbito das escolas públicas, atualmente, desde o início da formação, algo novo para o PIBID, uma vez que nas versões anteriores não atendia a esse público, mas sim estudantes no fim da graduação. Este trabalho tem como finalidade ressaltar as grandes contribuições que o PIBID traz para que essa formação seja rica em experiências e trocas de saberes para os estudantes, professores, coordenadores e comunidade escolar. A prática docente nas escolas vai muito além de simples observação em sala, é um processo de aprendizado mútuo, envolvendo a troca de saberes de forma ativa adjunto aos professores, propondo atividades lúdicas e de significado para as crianças, que têm o brincar como principal objetivo. Outra contribuição é o contato dos estudantes com as escolas públicas desde o início da graduação, algo que reafirma a escolha do curso, da profissão, como será o ambiente de trabalho, a compreensão de mundo e da realidade em que as escolas públicas se encontram. A partir disso poder trabalhar várias perspectivas, conciliando a teoria do curso com a realidade na prática cotidiana, adequando-se as necessidades e especificidades de determinada instituição. Os pibidianos desenvolvem atividades mensalmente com diferentes objetivos, o que torna um constante desafio, pois, as mesmas, devem ser lúdicas, prazerosas e alcançar os objetivos propostos pelos discentes que planejaram, confeccionaram, executaram e avaliaram as atividades com o intuito de compreender todo o processo. O programa instiga os pibidianos a buscarem maior entendimento das teorias, práticas educativas e metodológicas a serem aplicadas em determinadas atividades, proporciona ainda um grande entendimento do processo de avaliação das prática na instituição, buscando sempre um aprimoramento e especialização. Posto isto, pode-se ressaltar a importância do PIBID para a comunidade de Viçosa-MG, pois os pibidianos saem das quatro pilastras da Universidade Federal de Viçosa para fazerem a diferença nas escolas públicas, com projetos, oficinas e atividades que buscam sempre o melhor para as crianças, mostrando como possibilitar e estimular o desenvolvimento da criança através da brincadeira. Por conseguinte, quanto mais o pibidiano se envolver, maiores serão as chances de uma vivência rica em aprendizados proporcionados pela experiência de participar do programa PIBID, tornando-se um profissional engajado. |