Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12149

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Sabrina dos Santos de Freitas
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Outros membros BETHANIA DE ASSIS COSTA GOULART, Verônica Aoarecida da Silva
Título O PIBID e a inserção do discente no âmbito escolar desde o início da formação
Resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, tem como um de seus objetivos a inserção de estudantes no âmbito das escolas públicas, atualmente, desde o início da formação, algo novo para o PIBID, uma vez que nas versões anteriores não atendia a esse público, mas sim estudantes no fim da graduação. Este trabalho tem como finalidade ressaltar as grandes contribuições que o PIBID traz para que essa formação seja rica em experiências e trocas de saberes para os estudantes, professores, coordenadores e comunidade escolar. A prática docente nas escolas vai muito além de simples observação em sala, é um processo de aprendizado mútuo, envolvendo a troca de saberes de forma ativa adjunto aos professores, propondo atividades lúdicas e de significado para as crianças, que têm o brincar como principal objetivo. Outra contribuição é o contato dos estudantes com as escolas públicas desde o início da graduação, algo que reafirma a escolha do curso, da profissão, como será o ambiente de trabalho, a compreensão de mundo e da realidade em que as escolas públicas se encontram. A partir disso poder trabalhar várias perspectivas, conciliando a teoria do curso com a realidade na prática cotidiana, adequando-se as necessidades e especificidades de determinada instituição. Os pibidianos desenvolvem atividades mensalmente com diferentes objetivos, o que torna um constante desafio, pois, as mesmas, devem ser lúdicas, prazerosas e alcançar os objetivos propostos pelos discentes que planejaram, confeccionaram, executaram e avaliaram as atividades com o intuito de compreender todo o processo. O programa instiga os pibidianos a buscarem maior entendimento das teorias, práticas educativas e metodológicas a serem aplicadas em determinadas atividades, proporciona ainda um grande entendimento do processo de avaliação das prática na instituição, buscando sempre um aprimoramento e especialização. Posto isto, pode-se ressaltar a importância do PIBID para a comunidade de Viçosa-MG, pois os pibidianos saem das quatro pilastras da Universidade Federal de Viçosa para fazerem a diferença nas escolas públicas, com projetos, oficinas e atividades que buscam sempre o melhor para as crianças, mostrando como possibilitar e estimular o desenvolvimento da criança através da brincadeira. Por conseguinte, quanto mais o pibidiano se envolver, maiores serão as chances de uma vivência rica em aprendizados proporcionados pela experiência de participar do programa PIBID, tornando-se um profissional engajado.
Palavras-chave Experiências, Formação docente, Troca de saberes.
Forma de apresentação..... Oral
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