Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12146

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Informática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lucas William Feliciano Barbosa
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Outros membros Paulo Henrique Soares Dias
Título Universitário Por Um Dia: Uma experiência de imersão na vida acadêmica e a transição do ensino médio para o ensino superior
Resumo O Universitário por Um Dia é um projeto de extensão da ONG Em Rede – Viçosa e também da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). As atividades do projeto são aplicadas para a superação de barreiras entre o ensino médio e a inserção no ensino superior a partir da realização de visitas dos estudantes do ensino médio a um curso de interesse na UFV. A experiência é uma oportunidade de imersão de um dia, acompanhando um estudante de graduação do curso pretendido em sua rotina dentro do campus universitário. Para muitos dos jovens do terceiro ano atendidos pelo projeto, a visita é o primeiro contato com o meio universitário, até mesmo para os que já apresentam uma preferência quanto à escolha do curso que pretendem ingressar. Existe uma relação de padrinho (universitário) e afilhado (estudante do ensino médio). Para apadrinhar, o estudante de graduação deve estar matriculado pelo menos no terceiro período do seu curso na UFV, encontrar-se habituado ao meio universitário, ter superado as incertezas iniciais da vida acadêmica e ser capaz de apresentar o curso de forma realista. A superação da evasão no início da graduação é um dos objetos de foco do projeto, entendendo-se que os afilhados, após esta experiência, podem tomar por uma escolha mais assertiva um curso a seguir em sua transição do ensino médio para o ensino superior. Esta interação mais próxima entre padrinho e afilhado durante a visita, de jovem para jovem, possibilita que os afilhados possam familiarizar-se com o ambiente acadêmico, conhecer o funcionamento da instituição e ter um contato direto com professores e profissionais atuantes da área. O projeto se dispõe a apresentar uma UFV muito diversa, na perspectiva do seu funcionamento, abordando também as atividades extracurriculares e oportunidades que vão além da sala de aula como as atividades de acesso ao esporte, cultura e lazer. Os estudantes que se encontram em transição da escola para a universidade chegam ao projeto motivados pelo desejo de que o “curso dos sonhos” possa se tornar uma realidade, o que também é uma frente de trabalho do projeto: romper os mitos acerca do ingresso no ensino superior público através da inserção no meio, conhecendo a estrutura institucional e a proposta acadêmica da instituição. Ao fim da visita, espera-se que o futuro universitário seja capaz de apontar se a vivência atendeu as expectativas quanto o que se esperava do curso e da instituição e o que não era de conhecimento antes da visita, uma vez que o projeto preza por não influenciar na escolha do curso a ser escolhido.
Palavras-chave ensino médio, apadrinhamento, imersão
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.