Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12139

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Maria Laura Nascimento Tavares
Orientador DOUGLAS MANSUR DA SILVA
Outros membros Júlia Teixeira de Moraes
Título CineMIRE: Sob um Olhar Antropológico
Resumo O Projeto “CineMIRE: sob um olhar antropológico” é um projeto de Extensão da Universidade Federal de Viçosa e vem sendo aprovado em editais do Procultura desde 2015. Propõe para a comunidade comunidade escolar viçosense a exibição e debate de filmes de caráter documentário e etnográfico, além de esporádicas oficinas de fotografia. O intuito é de estabelecer o diálogo entre as potencialidades transformadoras da arte do cinema e temas emergentes trabalhados na sociologia, como Raça, desigualdade social, entre outros. Cria-se uma ponte entre a Universidade e a escola. A metodologia do projeto consiste em reuniões com o coordenador e colaboradores do projeto para organização e planejamento das atividades e posteriormente na realização de sessões com filmes de produtoras independentes e debates posteriores. Na tarde do dia 29 de maio de 2019 foi realizado na Escola Estadual José Lourenço de Freitas, no bairro de São José do Triunfo, em Viçosa-MG, o evento “Cabelos: Formas e Significados”, contando com a exibição do curta/documentário “Enrolado na Raiz”, produção de Camila Caracol em parceria com Raissa Rosa. O projeto CineMIRE objetiva colocar os estudantes para refletirem sobre a realidade social que os cerca através dos filmes e debates. Nesta última exibição contamos com a presença da Mestra Raissa Rosa, educadora social fundadora da Casa das Pérolas Negras, em Viçosa-MG e também uma das produtoras da obra “Enrolado na Raiz”. Este filme foi escolhido devido ao público-alvo da sessão, estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental da Escola Estadual José Lourenço de Freitas, que são em maioria negros e vulneráveis socioeconomicamente, conforme constatado em pesquisa aplicada na escola em 2018. O filme trabalhado traz referências de mulheres negras e trata sobre histórias com seus cabelos, evidenciando que cabelo crespo e outros penteados são importantes símbolos de resistência negra. Os principais critérios que levaram a escolha da exibição do documentário foram representatividade, busca pelo entendimento por parte do público de importantes significados culturais e fortalecimento da autoestima do grupo e dos indivíduos. Após a exibição ocorreu grandiosa reflexão acerca de autoestima, reconhecimento das origens, comportamento, autoconhecimento e empoderamento.
Palavras-chave Negritude, Filme Etnográfico, Documentário
Forma de apresentação..... Painel
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