Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12138

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Cecília Carmanini de Mello
Orientador JOANA D'ARC GERMANO HOLLERBACH
Título O Banco Mundial como fonte na pesquisa sobre Educação: limites e estratégias de busca na composição de uma amostra documental
Resumo Este trabalho é parte da pesquisa de mestrado que busca compreender como as recomendações do Banco Mundial influenciaram as políticas do governo brasileiro para o Ensino Médio no período de 2003 a 2016. O nosso principal objeto de análise serão os documentos encontrados no site do Banco e no site do Repositório da instituição. O Banco, além de ser uma instituição financeira, funciona também como um consultor, prescrevendo orientações por meio de documentos publicados e recomendações contratuais. A pesquisa nos sites da Instituição foi feita em duas etapas, durante o mês de março de 2019. Na primeira etapa foram encontrados 27 documentos de forma aleatória. Nessa primeira busca os documentos foram encontrados à medida que pesquisávamos informações sobre os projetos do Banco Mundial, especialmente os voltados para a educação. O site é bastante confuso, não há seções bem definidas e ainda que consigamos escolher o idioma na primeira página, quando somos redirecionadas a outras, o idioma volta a ser o inglês. Desses 27 documentos encontrados, foram estabelecidos alguns critérios para que pudéssemos fechar o nosso escopo de análise. Foram excluídos os documentos produzidos antes de 2000 e os produzidos depois de 2016, os documentos do MEC e os que não guardavam relação de nenhum tipo com educação. Para esse último critério foram indicadas na busca as palavras-chave, ensino, educação e escola. Restaram 18 documentos que foram filtrados pelas palavras-chave ensino secundário e ensino médio. Após essa delimitação, os que não tinham nenhuma das duas palavras foram excluídos. Após uma leitura prévia, ao final restaram seis documentos. Na segunda etapa outros documentos foram encontrados no site do Repositório do Banco Mundial que é todo em inglês e só há escolha de idioma para espanhol ou francês. Selecionamos o link Coleções e dentro dele o item 11 de conteúdo multilíngue. A partir desse link fomos redirecionadas para sub-coleções separadas por idioma, dentre os quais selecionamos os documentos em português. Nessa segunda etapa foram encontrados 49 documentos, que passaram pelos mesmos critérios que os outros encontrados na primeira etapa, ao fim da filtragem restaram oito. Os documentos encontrados foram de vários naturezas entre coleções, informativos, resumos executivos e documentos completos. As coleções encontradas nem sempre são completas e os informativos parecem ter vários números, mas foram encontrados apenas quatro, alguns documentos só possuem em português o resumo executivo. Essas incompletudes prejudicam a nossa compreensão da totalidade da mensagem. Uma análise prévia permite identificar a recorrência de orientações sobre a oferta a distância, a articulação com o setor produtivo e a privatização da oferta da educação.
Palavras-chave Banco Mundial, Ensino Médio, Análise Documental.
Forma de apresentação..... Oral
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