Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12133

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciências Agrárias
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Camila Nascimento Neves
Orientador GUMERCINDO SOUZA LIMA
Outros membros Ana Kelly Mota Barbosa, Bruna de Souza Vieira, Danusia Amorim Souto, Gerson Augusto Lourenço Barbosa, Juliana Pinheiro Neves de Souza, Larissa Pires de Oliveira, Lilian Oliveira Silveira, Lucas Ladeira Barbosa
Título Planejamento Interpretativo de uma Trilha em Fragmento Florestal do Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata
Resumo Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) baseados na sucessão ecológica são cultivados no Brasil pelos indígenas há muitos anos, nos dias atuais, eles reaparecem como importante alternativa aos modelos convencionais. Os SAFs são modelos de produção de alimento que se preocupam mais com a conservação dos recursos naturais e se adequam a realidade da agricultura familiar brasileira, promovendo a autonomia e a valorização das pessoas que são responsáveis pela maior parte do abastecimento de alimentos no país. O Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata (CTA-ZM) é uma Organização Não Governamental (ONG) situada em Viçosa, Minas Gerais e possui diversas atuações que tem por objetivo central promover Agroecologia como forma de fortalecer e desenvolver econômica e politicamente a agricultura familiar. O Projeto Conviver e o Grupo Apêti Agroflorestas são grupos que utilizam o espaço do CTA-ZM para realização de suas atividades. O primeiro desenvolve, desde 2012, atividades diretamente com o público residente na região onde está situada a sede do CTA-ZM, incluindo aulas de Capoeira Angola, maculelê, samba de roda, Arte-Educação e atividades de consciência corporal; já o segundo é um grupo de estudantes que realizam experimentos de SAFs há vários anos em Viçosa. O objetivo central do presente trabalho foi unir estes grupos para elaborar o planejamento interpretativo de forma participativa, de uma trilha no fragmento florestal em que o Apêti realiza manejos semanais. Com isso, objetivou-se também fomentar o sentimento de pertencimento à área pelos participantes do Projeto Conviver, como forma de auxiliar no processo de conservação do fragmento florestal e promover a área como um espaço não formal para se desenvolver a Educação Ambiental Transformadora. Os envolvidos na pesquisa avaliaram a atividade como positiva e o Roteiro Interpretativo que foi fruto deste trabalho ficará à disposição dos grupos. Espera-se que o trabalho tenha aberto as portas para a inclusão da Educação e Interpretação Ambiental nas temáticas de ambos os grupos.
Palavras-chave Educação Ambiental, Trilha Interpretativa, Sistema Agroflorestal
Forma de apresentação..... Oral
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