Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12132

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Comunicação Social
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Maíra Theophilo de Souza Amaral
Orientador Henrique Moreira Mazetti
Título #projetodevida no Instagram: Performance online, corpo e constituição de subjetividade
Resumo O Instagram é um aplicativo de rede social baseado no compartilhamento de fotos, que possui milhões de usuários pelo mundo todo. Nele, podemos observar a formação de diferentes nichos com interesses específicos, por exemplo em moda, viagens, humor, etc Um dos nichos mais visível no Instagram é o da cultura fitness. Uma das tags - hiperlink que serve para descrever e classificar conteúdos postados nas redes sociais - mais usada pela cultura fitness no Instagram é #projetodevida, que alcança cerca de 120 mil resultados em publicações. Através da observação das postagens que a utilizam para se descreverem, podemos perceber como corpo e a sua exibição nas redes sociais ganham importância valorativa na forma como as pessoas se compreendem e se expressam para os outros. A partir disso, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os modos de conduta relacionados ao corpo, expressos em postagens de usuários do Instagram a respeito de seus projetos de vida, especialmente em mensagens identificadas por tags empregadas por pessoas que se filiam ao universo fitness. Para atingir tal objetivo, o método empregado foi o de análise de conteúdo, de modo a levantar dados como: quais são as tags mais usadas, como elas são utilizadas, quais são os ideais partilhados nas postagens do Instagram a respeito de projetos de vida e os tipos de valores acionados para justificar as escolhas e ações expostas pelos usuários do aplicativo. Foi realizada uma pesquisa exploratória inicial , em que foram identificadas três das tags mais recorrentes : #projetodevida #projetoverão e #projetobabababy . Assim, foram selecionadas dez postagens de cada uma dessas tags. que, em seguida, foram classificadas em uma grade de análise. Esta grade foi composta por operadores de análise como o link da publicação, a conta em que publicação foi feita, a data do post, o número de curtidas, outras tags que foram usadas na mesma publicação e o texto da legenda da foto. A interpretação dos dados coletados apoiou em uma revisão teórica baseada em discussões sobre redes sociais e novos regimes de visibilidade (Sibilia, 2008; Recuero. 2009: Bruno. 2013: Dal Bello, 2008) e teorias sobre o estatuto do corpo na cultura contemporânea (Ehrenberg. 2010: Bezerra,2002 Freire Costa, 2004: Thebaldi, 2013; Sant'Anna. 2000.). A análise apontou a ênfase das postagens na transformação corporal.
Palavras-chave Instagram, Corpo, Fitness
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.