Resumo |
O Instagram é um aplicativo de rede social baseado no compartilhamento de fotos, que possui milhões de usuários pelo mundo todo. Nele, podemos observar a formação de diferentes nichos com interesses específicos, por exemplo em moda, viagens, humor, etc Um dos nichos mais visível no Instagram é o da cultura fitness. Uma das tags - hiperlink que serve para descrever e classificar conteúdos postados nas redes sociais - mais usada pela cultura fitness no Instagram é #projetodevida, que alcança cerca de 120 mil resultados em publicações. Através da observação das postagens que a utilizam para se descreverem, podemos perceber como corpo e a sua exibição nas redes sociais ganham importância valorativa na forma como as pessoas se compreendem e se expressam para os outros. A partir disso, a presente pesquisa tem como objetivo identificar os modos de conduta relacionados ao corpo, expressos em postagens de usuários do Instagram a respeito de seus projetos de vida, especialmente em mensagens identificadas por tags empregadas por pessoas que se filiam ao universo fitness. Para atingir tal objetivo, o método empregado foi o de análise de conteúdo, de modo a levantar dados como: quais são as tags mais usadas, como elas são utilizadas, quais são os ideais partilhados nas postagens do Instagram a respeito de projetos de vida e os tipos de valores acionados para justificar as escolhas e ações expostas pelos usuários do aplicativo. Foi realizada uma pesquisa exploratória inicial , em que foram identificadas três das tags mais recorrentes : #projetodevida #projetoverão e #projetobabababy . Assim, foram selecionadas dez postagens de cada uma dessas tags. que, em seguida, foram classificadas em uma grade de análise. Esta grade foi composta por operadores de análise como o link da publicação, a conta em que publicação foi feita, a data do post, o número de curtidas, outras tags que foram usadas na mesma publicação e o texto da legenda da foto. A interpretação dos dados coletados apoiou em uma revisão teórica baseada em discussões sobre redes sociais e novos regimes de visibilidade (Sibilia, 2008; Recuero. 2009: Bruno. 2013: Dal Bello, 2008) e teorias sobre o estatuto do corpo na cultura contemporânea (Ehrenberg. 2010: Bezerra,2002 Freire Costa, 2004: Thebaldi, 2013; Sant'Anna. 2000.). A análise apontou a ênfase das postagens na transformação corporal. |