Resumo |
A Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) localizada no município de Viçosa/MG atende alunos de vários níveis socioeconômicos e culturais oriundos de várias partes da cidade, desde o centro, passando pela periferia, zona rural e até cidades vizinhas. A escola se destacou outrora pelo bom desempenho de um número considerável de alunos, evidenciado nos resultados das avaliações estatais, olimpíadas de Ciências e Matemática e aprovações em processos seletivos de importantes instituições de ensino. Entretanto, foi observado que nos últimos anos o desempenho dos alunos é insatisfatório, os resultados obtidos no Sistema Mineiro de Avaliação Educacional (SIMAVE) se encontram abaixo da média e o desinteresse dos jovens adolescentes por participar em competições como as olimpíadas interestaduais é notável. O Programa de Residência Pedagógica da CAPES/MEC, neste caso, o Núcleo de Ciências e Matemática atuante na ESEDRAT, reconheceu a necessidade de intervir juntamente com os professores e supervisores da escola, assumindo um compromisso com os estudos dos alunos e buscando novas estratégias que possibilitarão o alcance de resultados melhores. O objetivo do nosso trabalho é relatar as experiências vivenciadas durante o primeiro semestre de 2019, relacionadas às monitorias e como estas têm refletido no desempenho dos alunos. Algumas reflexões foram feitas por nós residentes e decidimos oferecer monitorias, visando aprimorar a aprendizagem, a melhoria nas avaliações bimestrais, bem como compreender melhor o processo de avaliação desenvolvido na escola. A metodologia adotada, inicialmente, consistiu na aplicação de questionários a fim de se fazer um levantamento acerca do perfil e do interesse dos alunos em relação às monitorias. Além disso, foram realizadas pesquisas em diferentes documentos como o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e resultados regionais do SIMAVE, com a finalidade de obter dados de avaliações feitas pelos alunos e estabelecer uma relação entre as monitorias ofertadas e o desempenho destes. Foi possível trabalhar em parceria com diversos professores que lecionam para turmas em comum; nesse contexto, esse estudo ainda em desenvolvimento, aborda as disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática do Ensino Médio, a fim de promover uma discussão reflexiva sobre a viabilidade dos métodos tradicionais de ensino em contraposição das novas abordagens construtivistas. Os primeiros resultados obtidos foram significativos, entretanto, são poucos os alunos que comparecem às monitorias; porém, eles têm melhorado nas avaliações. Por outro lado, eles têm interesse em participar de atividades externas à sala de aula somente quando são recompensados com acréscimo de nota nas disciplinas escolares. Portanto, podemos concluir que o trabalho realizado até o momento tem alcançado os alunos que buscaram melhorar seu desempenho e que é necessário promover novas estratégias para atrair o interesse e motivar mais alunos às monitorias. |