Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12128

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Anna Carolyne Barbosa Ferreira
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros Karoline Aparecida Margarida Ferreira França, Lana Maria de Sousa
Título Contribuições e desafios do programa residência pedagógica no meio escolar
Resumo A Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres (ESEDRAT) localizada no município de Viçosa/MG atende alunos de vários níveis socioeconômicos e culturais oriundos de várias partes da cidade, desde o centro, passando pela periferia, zona rural e até cidades vizinhas. A escola se destacou outrora pelo bom desempenho de um número considerável de alunos, evidenciado nos resultados das avaliações estatais, olimpíadas de Ciências e Matemática e aprovações em processos seletivos de importantes instituições de ensino. Entretanto, foi observado que nos últimos anos o desempenho dos alunos é insatisfatório, os resultados obtidos no Sistema Mineiro de Avaliação Educacional (SIMAVE) se encontram abaixo da média e o desinteresse dos jovens adolescentes por participar em competições como as olimpíadas interestaduais é notável. O Programa de Residência Pedagógica da CAPES/MEC, neste caso, o Núcleo de Ciências e Matemática atuante na ESEDRAT, reconheceu a necessidade de intervir juntamente com os professores e supervisores da escola, assumindo um compromisso com os estudos dos alunos e buscando novas estratégias que possibilitarão o alcance de resultados melhores. O objetivo do nosso trabalho é relatar as experiências vivenciadas durante o primeiro semestre de 2019, relacionadas às monitorias e como estas têm refletido no desempenho dos alunos. Algumas reflexões foram feitas por nós residentes e decidimos oferecer monitorias, visando aprimorar a aprendizagem, a melhoria nas avaliações bimestrais, bem como compreender melhor o processo de avaliação desenvolvido na escola. A metodologia adotada, inicialmente, consistiu na aplicação de questionários a fim de se fazer um levantamento acerca do perfil e do interesse dos alunos em relação às monitorias. Além disso, foram realizadas pesquisas em diferentes documentos como o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola e resultados regionais do SIMAVE, com a finalidade de obter dados de avaliações feitas pelos alunos e estabelecer uma relação entre as monitorias ofertadas e o desempenho destes. Foi possível trabalhar em parceria com diversos professores que lecionam para turmas em comum; nesse contexto, esse estudo ainda em desenvolvimento, aborda as disciplinas de Física, Química, Biologia e Matemática do Ensino Médio, a fim de promover uma discussão reflexiva sobre a viabilidade dos métodos tradicionais de ensino em contraposição das novas abordagens construtivistas. Os primeiros resultados obtidos foram significativos, entretanto, são poucos os alunos que comparecem às monitorias; porém, eles têm melhorado nas avaliações. Por outro lado, eles têm interesse em participar de atividades externas à sala de aula somente quando são recompensados com acréscimo de nota nas disciplinas escolares. Portanto, podemos concluir que o trabalho realizado até o momento tem alcançado os alunos que buscaram melhorar seu desempenho e que é necessário promover novas estratégias para atrair o interesse e motivar mais alunos às monitorias.
Palavras-chave Residência Pedagógica, ESEDRAT, monitorias.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.