Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12126

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Geografia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Igor Dodico Fernandes Soares
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Título Ensino de solos: uma análise sobre as disciplinas de Geografia e Ciências
Resumo O solo é um elemento essencial para sustentação da vida do planeta Terra, e por meio de suas várias funções desempenha um papel fundamental na natureza. Tendo em vista sua importância, a pesquisa buscou analisar o ensino de solos nas séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), considerando as disciplinas que abordam o tema, neste caso, a Geografia e a Ciências, apoiado no que é proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) referente a essas séries. Esta análise parte da formação docente, considerando o conteúdo estudado na formação superior dos sujeitos da pesquisa, a interdisciplinaridade do tema e os materiais didáticos utilizados para abordagem do mesmo. O trabalho busca promover uma reflexão acerca do ensino de solos, considerando sua relevância para o Ensino fundamental, principalmente para as séries finais. A metodologia desta pesquisa tem caráter qualitativo, uma vez que foi aplicado um questionário, composto por 11 questões, direcionado a seis docentes, que ministram a disciplinas de Geografia e Ciências nas séries finais do ensino fundamental. Para que houvesse maior percepção e pluralidade na análise dos dados, o questionário foi aplicado em três escolas, a primeira estadual, a segunda municipal e a terceira privada, todas situadas no centro da cidade de Viçosa-MG. Considerando o levantamento feito a partir do que é proposto pela BNCC e a análise dos questionários, permitiu-se concluir que: a) o ensino de solos nas séries finais do ensino fundamental se faz presente nas disciplinas de Geografia e Ciências; b) as abordagens das disciplinas sobre o solo se fazem distintas; c) os docentes reconhecem a importância do conteúdo de solos para o ensino básico; d) nem todos os professores tiveram contato com disciplinas de solos em sua formação superior; e) o solo é considerado um conteúdo interdisciplinar pelos professores; f) alguns docentes já tiveram dificuldades em trabalhar solos em sala de aula; g) o livro didático é o principal instrumento utilizado pelos professores para trabalhar o ensino de solos. É necessário destacar, que independente do campo disciplinar que dialogue com o conteúdo de solos, a verdadeira importância está no processo de ensino aprendizagem, para que os educandos compreendam os solos e se sensibilizem sobre sua importância e a partir disso construam as relações do mesmo com o espaço.
Palavras-chave educação em solos, geografia escolar, interdisciplinaridade
Forma de apresentação..... Oral
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