Resumo |
A Astronomia foi, e continua sendo, uma ciência fundamental para o estabelecimento e perpetuação da espécie humana na Terra. A admiração e o entendimento da dinâmica estelar possibilitaram-nos a entender nossa localização no céu noturno, ocasionando feitos expressivos como as grandes navegações. Recentemente, com desenvolvimento de novas tecnologias, a disciplina passou por uma ressignificação imagética, provocando grande interesse da população, incluindo os mais jovens. Apesar disso, o ensino da Astronomia nos meios tradicionais não consegue abraçar toda sua complexidade, ignorando temas importantes para a compreensão do universo e que seriam interessantes para o currículo dos alunos. Em função dos níveis insatisfatórios e não totalmente padronizados do ensino de Astronomia no Brasil, se faz necessário realizar uma investigação acerca das temáticas transmitidas aos alunos e avaliar o nível de absorção dos conteúdos ensinados no CAp-Coluni, propondo uma reavaliação de métodos empregados ou afirmação de procedimentos que se mostrarem favoráveis. Para tanto, foi elaborado um minicurso de Astronomia e Cosmologia, ministrado nas dependências do CAp-Coluni, contemplando assuntos inéditos para os alunos e reforçando aqueles já vistos em sala de aula. O minicurso lançou mão de abordagens didáticas modernas, incluindo o uso de softwares de simulação da dinâmica celeste, aplicativo para celular e observação noturna com uso de telescópio. Visando avaliar a efetividade do evento, foi criado também um questionário englobando os assuntos discutidos e respondido por dois grupos distintos de alunos: os participantes e não participantes do minicurso, ambos do CAp COLUNI. Com isso, fez-se uma análise comparativa dos dados obtidos com as respostas, apontando o quão satisfatório foi este trabalho. Com a análise das respostas verificou-se que o grupo dos participantes obteve média de acertos de 64%, ante 45% dos não participantes. Verificou-se, portanto, um aumento considerável de acertos nas repostas para os participantes do evento, mostrando a eficiência da abordagem didática e o empenho dos alunos para com os temas discutidos. Percebeu-se também que os assuntos normalmente discutidos no ensino tradicional foram transmitidos de maneira satisfatória, já que o grupo dos “não participantes” obteve percentuais de acerto consideráveis para esse tipo de questão. No entanto, o fato de os alunos participantes do minicurso terem alcançado resultados mais expressivos, mostra que, talvez haja necessidade de se fazer pequenas alterações nas metodologias de ensino visando aperfeiçoar o entendimento de todos os alunos. Do mesmo modo, algumas das questões respondidas pelo grupo “participantes” não alcançaram o nível de precisão esperado, mostrando que serão necessários ajustes no tratamento de certos assuntos para edições futuras do minicurso. |