Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12104

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Deborah Moreira Lordelo
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Outros membros Ludimila Camargo, Poliany de Araujo Oliveira, VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título Como reis e rainhas: as ciências naturais e sociais na Educação Infantil
Resumo O presente projeto cuja temática é a monarquia teve como público-alvo crianças entre 5 a 6 anos de idade que frequentam o Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI). Levando-se em consideração o papel da Educação Infantil de cuidar e educar indissociavelmente em conjunto com a família e a comunidade, tendo a criança e seu desenvolvimento como foco, em todos os aspectos, faz-se necessário trabalhar com crianças da Educação Infantil temáticas que possibilitem maiores conhecimentos de mundo por parte das mesmas. Sendo assim, ao observar o dia a dia das crianças, sentiu-se necessidade de abordar temáticas lúdicas e significativas, como a monarquia, uma vez que Reis e Rainhas são constantemente mencionados nas brincadeiras de faz de conta dessas crianças. Através da prática, foi possível perceber a relevância de um maior aprofundamento nas ciências sociais, que constantemente são tidas como conhecimentos carentes na formação das crianças. Dessa maneira, áreas como história, geografia e ciência política foram abordadas, buscando provocar as crianças a se desenvolverem criticamente, autonomamente e participativamente na sociedade e na cultura nas quais elas estão inseridas. O projeto, destarte, objetivou ampliar as capacidades das licenciandas do curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa acerca do trabalho com projetos nas ciências sociais e naturais, além de trabalhar a temática monarquia com as crianças, possibilitando a compreensão da mesma, desde a sua origem até os dias atuais, bem como os costumes da realeza, seus títulos, funções, danças, comidas, roupas e músicas típicas. Como metodologia utilizou-se do trabalho com projetos e de atividades lúdicas. Nossas ações consideraram os limites, possibilidades, vivências e conhecimentos prévios das crianças, acrescentando informações e conhecimentos a partir do interesse demonstrado pelas próprias crianças no cotidiano das instituições de Educação Infantil. As ciências sociais foram abordadas a partir de atividades: de faz de conta “Era uma vez um reino”; de desenho “Desenhando a Realeza” e de construção “Construindo Castelo com Blocos”. As ciências naturais foram trabalhadas nas atividades: “Especiarias”; “Embarcações” e “Geleia de Morango”. Dessa maneira, o presente trabalho trouxe significativas contribuições à formação das docentes que estudaram, planejaram e aplicaram as atividades relativas à temática, alcançando seus objetivos de promover maiores conhecimentos às crianças e compreender melhor seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, bem como suas necessidades e limitações. Conclui-se destacando a importância dessa experiência tanto para o processo de ensino-aprendizagem das crianças participantes do projeto quanto para as licenciandas em Educação Infantil que puderam compreender, discutir, analisar e interpretar questões relacionadas ao papel do professor ao trabalhar as ciências naturais e sociais na Educação Infantil por meio do trabalho com projetos.
Palavras-chave Educação Infantil, Trabalho com projetos, Ciências naturais e sociais.
Forma de apresentação..... Oral
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