Resumo |
O presente projeto cuja temática é a monarquia teve como público-alvo crianças entre 5 a 6 anos de idade que frequentam o Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI). Levando-se em consideração o papel da Educação Infantil de cuidar e educar indissociavelmente em conjunto com a família e a comunidade, tendo a criança e seu desenvolvimento como foco, em todos os aspectos, faz-se necessário trabalhar com crianças da Educação Infantil temáticas que possibilitem maiores conhecimentos de mundo por parte das mesmas. Sendo assim, ao observar o dia a dia das crianças, sentiu-se necessidade de abordar temáticas lúdicas e significativas, como a monarquia, uma vez que Reis e Rainhas são constantemente mencionados nas brincadeiras de faz de conta dessas crianças. Através da prática, foi possível perceber a relevância de um maior aprofundamento nas ciências sociais, que constantemente são tidas como conhecimentos carentes na formação das crianças. Dessa maneira, áreas como história, geografia e ciência política foram abordadas, buscando provocar as crianças a se desenvolverem criticamente, autonomamente e participativamente na sociedade e na cultura nas quais elas estão inseridas. O projeto, destarte, objetivou ampliar as capacidades das licenciandas do curso de Educação Infantil da Universidade Federal de Viçosa acerca do trabalho com projetos nas ciências sociais e naturais, além de trabalhar a temática monarquia com as crianças, possibilitando a compreensão da mesma, desde a sua origem até os dias atuais, bem como os costumes da realeza, seus títulos, funções, danças, comidas, roupas e músicas típicas. Como metodologia utilizou-se do trabalho com projetos e de atividades lúdicas. Nossas ações consideraram os limites, possibilidades, vivências e conhecimentos prévios das crianças, acrescentando informações e conhecimentos a partir do interesse demonstrado pelas próprias crianças no cotidiano das instituições de Educação Infantil. As ciências sociais foram abordadas a partir de atividades: de faz de conta “Era uma vez um reino”; de desenho “Desenhando a Realeza” e de construção “Construindo Castelo com Blocos”. As ciências naturais foram trabalhadas nas atividades: “Especiarias”; “Embarcações” e “Geleia de Morango”. Dessa maneira, o presente trabalho trouxe significativas contribuições à formação das docentes que estudaram, planejaram e aplicaram as atividades relativas à temática, alcançando seus objetivos de promover maiores conhecimentos às crianças e compreender melhor seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, bem como suas necessidades e limitações. Conclui-se destacando a importância dessa experiência tanto para o processo de ensino-aprendizagem das crianças participantes do projeto quanto para as licenciandas em Educação Infantil que puderam compreender, discutir, analisar e interpretar questões relacionadas ao papel do professor ao trabalhar as ciências naturais e sociais na Educação Infantil por meio do trabalho com projetos. |