Resumo |
Introdução: O câncer de mama (CM) é o tipo mais comum em mulheres no Brasil, com cerca de 59.700 novos casos em 2018, e o exame de rastreamento é a mamografia. O diagnóstico precoce aumenta a sobrevida das pacientes. A educação das mulheres e dos profissionais de saúde contribui para a identificação precoce do CM, assim como acesso rápido aos serviços de saúde para diagnóstico. Objetivos: O objetivo da campanha foi conscientizar a população de Ponte Nova, sobre os sintomas, métodos de rastreamento e diagnóstico do CM. Metodologia de ação: O público-alvo foi a população do município de Ponte nova e os pacientes do Hospital de Nossa Senhora das Dores (HNSD). O trabalho foi realizado por equipe multiprofissional, composta por enfermeiro, técnicos, nutricionista, assistente social, psicóloga, médicos, e pelos voluntários, funcionários e parceiros. As atividades foram realizadas entre 15 a 20 de outubro de 2018, e objetivaram promover o bem-estar dos pacientes e informar sobre a doença. A fim de elevar a autoestima das pacientes acometidas pela doença ou que apresentavam sequelas do tratamento/doença, foram realizadas pelos voluntários com apoio de parceiros externos, como o acolhimento com musicoterapia, workshop de design de sobrancelhas, distribuição de brindes e lenços, e oferecidas serviço de maquiagem e manicure. Foram realizadas ações solidárias como o agendamento de exames de mamografia gratuito e mobilização para doação de sangue e medula no HEMOMINAS. A equipe de nutrição apresentou a palestra sobre aspectos nutricionais e o câncer de mama, intitulada “Alimentação saudável”, e foi elaborado material informativo, pela equipe multidisciplinar, composto por banners e cartazes contendo informações sobre o câncer de mama, sintomas sugestivos, métodos de prevenção/rastreamento e diagnóstico e apresentados aos pacientes e população. Em 20 de outubro foi realizado evento em praça pública, com orientações sobre o câncer de mama à população presente pela equipe multiprofissional, e como incentivo à prática de atividade física, a equipe de educação física da Academia Vida Leve, realizou sessão com o público presente de alongamento, aula de zumba e treino especial. Resultados: Cerca de 150 pacientes do centro oncológico e pacientes ambulatoriais/internados, acompanhantes, funcionários do HNSD, voluntários e convidados , e participaram das atividades realizadas no HNSD. O evento em praça pública teve como público estimado cerca de 1000 pessoas, que contribuirão para a propagação das informações sobre prevenção do CM. Conclusão: A educação das mulheres e dos profissionais de saúde sobre o CM é o pilar na prevenção dessa doença, assim como a garantia de acesso ao exame de mamografia. Ações que privilegiem a difusão de informações sobre o CM são importantes para aumentar a adesão das mulheres a campanhas de rastreamento da doença. |