Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12098

ISSN 2237-9045
Instituição Hospital Nossa Senhora das Dores
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Adriana de Cássia Sabino Silva
Orientador CATARINA MARIA NOGUEIRA DE OLIVEIRA SEDIYAMA
Outros membros angela Cristina Ferreira Rosa Coelho Araujo, Izabela Marina Pinto Baião Gomides, Júlia Brangioni Fontes, Keila Guimarães Severino , luisa lennai Martins, Rafaeli Aparecida Fonseca Macedo
Título Campanha outubro rosa 2018- conscientizar para prevenir
Resumo Introdução: O câncer de mama (CM) é o tipo mais comum em mulheres no Brasil, com cerca de 59.700 novos casos em 2018, e o exame de rastreamento é a mamografia. O diagnóstico precoce aumenta a sobrevida das pacientes. A educação das mulheres e dos profissionais de saúde contribui para a identificação precoce do CM, assim como acesso rápido aos serviços de saúde para diagnóstico. Objetivos: O objetivo da campanha foi conscientizar a população de Ponte Nova, sobre os sintomas, métodos de rastreamento e diagnóstico do CM. Metodologia de ação: O público-alvo foi a população do município de Ponte nova e os pacientes do Hospital de Nossa Senhora das Dores (HNSD). O trabalho foi realizado por equipe multiprofissional, composta por enfermeiro, técnicos, nutricionista, assistente social, psicóloga, médicos, e pelos voluntários, funcionários e parceiros. As atividades foram realizadas entre 15 a 20 de outubro de 2018, e objetivaram promover o bem-estar dos pacientes e informar sobre a doença. A fim de elevar a autoestima das pacientes acometidas pela doença ou que apresentavam sequelas do tratamento/doença, foram realizadas pelos voluntários com apoio de parceiros externos, como o acolhimento com musicoterapia, workshop de design de sobrancelhas, distribuição de brindes e lenços, e oferecidas serviço de maquiagem e manicure. Foram realizadas ações solidárias como o agendamento de exames de mamografia gratuito e mobilização para doação de sangue e medula no HEMOMINAS. A equipe de nutrição apresentou a palestra sobre aspectos nutricionais e o câncer de mama, intitulada “Alimentação saudável”, e foi elaborado material informativo, pela equipe multidisciplinar, composto por banners e cartazes contendo informações sobre o câncer de mama, sintomas sugestivos, métodos de prevenção/rastreamento e diagnóstico e apresentados aos pacientes e população. Em 20 de outubro foi realizado evento em praça pública, com orientações sobre o câncer de mama à população presente pela equipe multiprofissional, e como incentivo à prática de atividade física, a equipe de educação física da Academia Vida Leve, realizou sessão com o público presente de alongamento, aula de zumba e treino especial. Resultados: Cerca de 150 pacientes do centro oncológico e pacientes ambulatoriais/internados, acompanhantes, funcionários do HNSD, voluntários e convidados , e participaram das atividades realizadas no HNSD. O evento em praça pública teve como público estimado cerca de 1000 pessoas, que contribuirão para a propagação das informações sobre prevenção do CM. Conclusão: A educação das mulheres e dos profissionais de saúde sobre o CM é o pilar na prevenção dessa doença, assim como a garantia de acesso ao exame de mamografia. Ações que privilegiem a difusão de informações sobre o CM são importantes para aumentar a adesão das mulheres a campanhas de rastreamento da doença.
Palavras-chave câncer de mama, prevenção, outubro rosa
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,61 segundos.