Resumo |
O Museu de Ciências da Terrra Alexis Dorofeef (MCTAD) atua através do Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES), desenvolvendo ações voltadas para educação e popularização da ciência. O MCTAD constrói as suas atividades fundamentadas no sócio construtivismo de Paulo Freire, com o uso de metodologias participativas e da pedagogia de projetos. Constrói-se o conhecimento a partir do resgate e valorização do conhecimento prévio de cada sujeito. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as atividades desenvolvidas pelo Programa no primeiro semestre de 2019. Em 2019 o PES realizou atividades direcionadas às escolas de Viçosa e região e, também, em Espera Feliz. Entre outras atividades cotidianas como visitação e oficinas de tintas de solo, recebeu uma visita noturna da turma de Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins. O PES também desenvolveu uma oficina de tinta de solos para 20 educandos na Escola Estadual Raul de Leoni. O PES promoveu no Sítio Palmital, em parceria com Instituto Socioambiental de Viçosa, uma oficina de tinta de solos, no dia da Educação Ambiental para cerca de 50 crianças, e outra no 1º Sarau Sociológico, no bairro Nova Viçosa, para aproximadamente 40 crianças. O Programa realizou também uma formação de professores em Espera Feliz-MG, para 24 educadores da rede municipal, estadual e privada do município. As atividades desenvolvidas na formação tiveram como objetivo desenvolver conceitos sobre minerais, rochas e solos, sua formação, funções e a vida presente no mesmo, finalizando com uma oficina de tinta de solos. Em conjunto a formação de professores, o MCTAD levou para Espera Feliz a exposição “Da Pedra à Flor”, que ficará na Escola Portal do Saber até o final de junho, recebendo escolas do município e da região. Assim, no primeiro semestre de 2019, o PES deu continuidade a suas atividades, atingindo os objetivos de proporcionar à população a vivência de suas ações. O alcance das atividades do programa, no Museu e nas ações exteriores a ele, vem ampliando a socialização da discussão sobre solos e meio ambiente, possibilitando construção e sensibilização coletiva a respeito do tema. |