ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Linguística, Letras e Artes |
Setor | Departamento de Educação Física |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Não |
Apoio financeiro | Outros |
Primeiro autor | Sayene Sthefane Gonçalves |
Orientador | EVELINE TORRES PEREIRA |
Outros membros | Dayanne Mara dos Santos, Raquel Costa Garcia, Thayana Inácia Soares |
Título | Projeto MovimentArte: dança e arte como estímulo para pessoas com deficiência em estado de vulnerabilidade socioeconômica |
Resumo | INTRODUÇÃO: O Programa de Atividades Físicas Adaptadas (PROAFA), do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), engloba seis projetos de extensão que atendem crianças, adolescentes e adultos com deficiência. Dentre esses o Projeto MovimentArte, foco desse relato, tem como principal objetivo desenvolver atividades corporais com toque artístico que advém da dança, para explorar as potencialidades de cada aluno, independente de qual deficiência esse indivíduo tem (física, sensorial, intelectual, transtorno espectro autista). RELATO DE EXPERIÊNCIA: No Projeto MovimentArte são atendidos 15 alunos com algum tipo de deficiência, em estado de vulnerabilidade socioeconômica, que residem em Viçosa e em cidades vizinhas, sendo o transporte fornecido gratuitamente pelas prefeituras dos municípíos. As atividades realizadas têm contribuído para desenvolvimento da criatividade, da interação social , do conhecimento da organização corporal, bem como tem possibilitado a exploração das potencialidades do corpo de cada indivíduo independente da sua deficiência. Como processo didático-metodológico são utilizados elementos de dança, adequados à faixa etária de cada aluno, de modo a trabalhar com a participação ativa e com a realização de movimentações a partir de objetos concretos que podem contribuir na exploração das habilidades corporais, como também no processo de simbolização, abstração e expressividade, visando o desenvolvimento do potencial criativo de cada um.Todas as intervenções, com relatos detalhados das atividades realizadas em cada aula, bem como a resposta de cada aluno ao conteúdo proposto, são registradas em caderno de campo, o que possibilita a avaliação de todo processo. Além disso, são registradas também as falas dos familiares a respeito das aquisições decorrentes da atividades ministradas. CONCLUSÃO: Como resultado parcial nota-se uma melhoria nas interações interpessoais, na autonomia de forma geral, na expressividade e no desejo de participação ativa. |
Palavras-chave | dança, deficiência, atividades corporais |
Forma de apresentação..... | Painel |