Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12081

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Alexsandro Bernardes
Orientador ANTONIO MARTINS LOPES
Outros membros Marco Antonio Saraiva da Silva, Rebecca Camara Oliveira da Costa, Samio Dias da Silva
Título A experiência docente no contexto da sala de aula: diálogo entre a teoria estudada e a prática vivenciada na escola
Resumo Dentre as várias funções imbricadas às Instituições de Nível Superior de Ensino é possível destacar a responsabilidade na formação do sujeito crítico com qualidade técnica profissional para atender às demandas sociais, principalmente no campo da educação. Porém, é consenso entre muitos estudiosos que entre a teoria e a prática existem lacunas. No intuito de preencher essas lacunas no processo formativo dos graduandos (no nosso caso licenciandos) a universidade promove atividades de extensão, promovendo a aproximação entre os eixos teóricos e práticos – alunato e a comunidade. Diante disso, em Maio de 2019, ocorreu desdobramento do ensino acadêmico para atividade de extensão, evento organizado por estudantes da disciplina de didática com assistência de professores, que se objetivou proporcionar discussões e reflexões entre licenciandos da UFV, estudantes do ensino médio da região de Viçosa e educadores que atuam, ou atuaram, na educação básica. Essas reflexões perpassaram nas dimensões da didática estudadas com as experiências vividas pelos professores no cotidiano escolar. Podemos destacar a dimensão técnica, sociocultural, política e bem biológicas da mente. Em detalhes, discutiram-se questões relacionadas à indisciplina, participação da família no processo de ensino e aprendizagem, formação de professores, bullying, materiais didáticos, diversidades socioculturais e socioeconômicas, educação especial e inclusiva, educação em espaços não-escolares, currículo, a importância da neurociência, bem como o posicionamento dos professores frente aos problemas de ansiedade. Além disso, discutiram-se as problemáticas que existem em relação ao modelo tradicional de ensino, discutindo a importante se atualizar e desenvolver habilidades de ensino para que os alunos se engajem com o conteúdo ensinado e se interagem entre os pares. Ademais, em relação às questões da ansiedade e depressão, os educadores expressaram a incapacidade de lidar com essa situação pelo fato de não haver profissionais na escola para esse fim, mas elencaram a importância da rede, comunidade escolar, pois através dela é possível um trabalho mais amplo de forma a atender as demandas dos alunos. As diversidades socioculturais e socioeconômicas foram temas presentes e desafiadores para os professores, mas o sobressalto da situação se dava na hora em que o professor utilizava esses momentos para destacar a importância do respeito ao próximo. Enfim, as trocas de experiências são de extrema relevância para a formação e para o crescimento enquanto ser humano, mas não há uma fórmula pronta para ser professor, é preciso se entregar a profissão de modo a ter sensibilidade com a realidade na qual você está trabalhando e convivendo para atender as suas demandas na maior especificidade possível. Os resultados foram positivos com grande participação dos alunos tendo em vista que os relatos de experiências foram de extrema relevância permitindo aos estudantes maior noção da realidade escolar.
Palavras-chave Didática, Prática docente, Realidade escolar
Forma de apresentação..... Painel
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