Resumo |
A liderança, enquanto tema de pesquisa, foi amplamente discutida por renomados autores, sendo notadamente descrita como um fator determinante no processo de gestão. Esse conceito vem, muitas vezes, assumindo uma conotação de "dom" mágico, responsável por uma espécie de atração inexplicável que certas pessoas exercem sobre as outras (BERGAMINI, 1994). Entretanto, por seu caráter amplo, apresenta enfoques diferenciados de acordo a situacionalidade em que se dá essa liderança. Nesse sentido, o presente trabalho visa abordar e descrever a face da liderança pública — mais especificamente, a liderança na educação pública superior —, resgatar as características concebidas sobre a liderança, elencar aquelas consideradas mais importantes e, por fim, contrastar se há similaridade ou não, a aproximação ou não, com aquelas já consagradas na literatura. O foco da pesquisa é a enumeração e a comparação de tais características com aquelas enunciadas pelos sujeitos pesquisados, os Chefes de Departamento do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), gestores públicos eleitos da Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) de Minas Gerais. Sendo a IFES pública, com decisões peculiares ao regime, na maioria das vezes colegiadas, há o entendimento de se tentar contribuir para o aprimoramento das reflexões e ações acerca de líderes (gestores) públicos. O referencial teórico utilizado demonstra que há uma gama de características atribuídas aos líderes nas diversas áreas. No entanto, não demonstra aquelas esperadas para um gestor eleito, que cumpre mandato público. A investigação, portanto, foi do tipo exploratória, bibliográfica e descritiva. com características de pesquisa qualitativa e quantitativa, utilizando-se como técnica para tratamentos dos dados a Análise de Conteúdo, em que as unidades de análise foram identificadas por palavras. A coleta de dados foi feita a partir de entrevistas com os Chefes de Departamento e os resultados foram expostos por meio de quadros, apresentando as expressões respondidas pelos sujeitos como sendo necessárias ao líder para exercer o cargo para o qual foi eleito e elencando aquelas de importância principal e secundária na visão dos gestores. Espera-se, com esse trabalho, fomentar a discussão acerca de características que um líder deve ter para o exercício de cargos públicos de forma eletiva e responder à questão principal: "na visão dos gestores públicos eleitos, quais são as características necessárias a um líder?". |