Outros membros |
Adriane Martins Carneiro, Daliane Sousa Rosa, ESTHER GIACOMINI SILVA, Francismara Delfina Marinho da Costa, NATALIA RIGUEIRA FERNANDES, Sarah da Silva Rodrigues, SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS, Tais Jaine Coelho |
Resumo |
A Ludoteca da Universidade Federal de Viçosa (UFV), localizada na Vila Gianetti, Casa 1, é um espaço habitado por atividades lúdicas e brincadeiras infantis, para crianças de todas as idades, inclusive aquela que mora dentro de cada um de nós, independente da idade que tivermos. Pensando em quem brinca e em quem estuda o brincar e com os olhos voltados para essas crianças, a Ludoteca abre suas portas durante toda a semana, para atender professores e estudantes de escolas de educação infantil e de ensino fundamental de Viçosa e microrregião. Os atendimentos, realizados por estudantes de Licenciaturas da UFV, acontecem na Ludoteca-Sede, quando as escolas a visitam na UFV e na Itinerante, quando a Ludoteca vai às escolas. Os atendimentos acontecem, também, aos domingos, para a comunidade viçosense, momento em que as famílias – avós, pais, tios, irmãos, primos se reúnem na Ludoteca. O trabalho objetiva fortalecer os laços afetivos intergeracionais, valorizando a tradição oral e o resgate de brincadeiras tradicionais, bem como articular a extensão às atividades de ensino e pesquisa. São desenvolvidas atividades lúdicas, por meio de histórias lidas ou contadas, cantigas de roda e demais brincadeiras, propiciando o resgate de memórias e valorizando a oralidade. As atividades lúdicas desenvolvidas na Ludoteca contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do gosto e do interesse do público-alvo pela leitura e audição de textos literários em prosa e verso; estreitamento dos laços afetivos intergeracionais, além da valorização da oralidade. Algumas crianças vêm à Ludoteca todos os domingos. Essas crianças, às vezes, trazem consigo amigos e colegas e, com eles, seus familiares, ampliando, assim, o público atendido. Os resultados obtidos são a ampliação da valorização de atividades lúdicas e da literatura infantil pelos professores nas escolas atendidas; a melhoria do clima escolar e da interação professores/estudantes/estudantes e o crescimento significativo do número de visitantes à Ludoteca, aos domingos. |