Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12063

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Daiane Cenachi Barcelos
Orientador SARA FERREIRA DE ALMEIDA
Outros membros DANILA RIBEIRO GOMES
Título O Projeto de Estudo Temático como instrumento para a sustentabilidade: a experiência da Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza da UFV Viçosa
Resumo O trabalho apresenta os resultados da pesquisa de iniciação científica sobre o principal instrumento pedagógico utilizado no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências da Natureza da Universidade Federal de Viçosa (Licena), denominado Projeto de Estudo Temático (PET). A Licena funciona sob o regime da Pedagogia da Alternância, no qual os(as) estudantes desenvolvem as atividades do curso durante o Tempo Escola que se dá na instituição e em suas comunidades e territórios durante o Tempo Comunidade. Para viabilizar a formação por alternância são utilizados diversos instrumentos pedagógicos, dentre eles, o PET. Esses instrumentos possibilitam a articulação das atividades desenvolvidas nesses diferentes tempos educativos, com vistas à atuação dos (as) estudantes na transformação de sua realidade. O PET é realizado ao longo de dois anos, sendo organizado em quatro roteiros. Orientados por eles, os(as) estudantes desenvolvem em seus territórios atividades elaboradas pelos(as) docentes da Licena, as quais promovem a divulgação da produção agroecológica para o desenvolvimento sustentável da sociedade, A partir dos resultados obtidos na realização do PET, os(as) docentes da Licena aproximam os conteúdos das disciplinas lecionadas aos conteúdos extraídos desse instrumento, articulando os saberes populares trazidos pelos(as) estudantes aos saberes científicos estudados na universidade. Dada a importância desse instrumento pedagógico, pesquisaram-se potencialidades e desafios do PET durante o período de 2014 a 2017. A motivação é o aprimoramento de sua eficiência no processo de formação de educadores (as) populares e, consequentemente, no preparo necessário à luta em defesa da Educação Pública de qualidade e de um desenvolvimento sustentável da sociedade. Para tanto, utilizou-se como referencial metodológico a Sistematização de Experiências que orientou as ações da pesquisa a partir de encontros com estudantes e docentes da Licena. Os encontros foram gravados em áudio e as gravações foram transcritas na íntegra. Sobre as transcrições foi realizada Análise de Discurso, por meio da qual destacaram-se categorias que possibilitaram a identificação dos objetivos, das potencialidades e dos desafios do PET, bem como possibilitou o levantamento de propostas de melhoria para os próximos roteiros do PET. A identificação desses elementos apontou para um protagonismo proposto no PET que visa contribuir com o desenvolvimento das comunidades de maneira mais sustentável e com a negação de estereótipos do campo como lugar de atraso, de serviço pesado, onde não vale a pena viver.
Palavras-chave Licenciatura em Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Sistematização de Experiências
Forma de apresentação..... Oral
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