Resumo |
Compreender a fisiologia do corpo humano é parte importante da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental (EF). Muitos estudantes veem essa parte da matéria como algo a ser memorizado. Outro problema recorrente é a dificuldade de leitura e interpretação de gráficos. Isto torna-se especialmente importante no último ano do EF, quando são introduzidos a Química e a Física. Este trabalho descreve uma proposta didática envolvendo gráficos e conceitos de Química nas aulas sobre ciclo menstrual para o 8º ano do EF visando, ao mesmo tempo, aprofundar os conhecimentos sobre o tema, e desenvolver habilidades necessárias para as Ciências Exatas. O trabalho faz parte do projeto de extensão “Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação: Construindo Conhecimento” (CNPq/MCTIC/MEC). A atividade foi aplicada no 8° ano do EF da Escola Estadual Effie Rolfs. A proposta didática consistiu em uma introdução sobre os hormônios (LH, FSH, estrogênio, progesterona) que predominam em cada fase, regulando assim o ciclo menstrual. Em seguida, os estudantes receberam um gráfico mostrando a variação de concentração de cada hormônio durante o ciclo. A figura identificava as fases lútea, ovulatória e folicular. Foi proposto um desafio: em grupo, os estudantes deveriam analisar o gráfico com base nas informações fornecidas na primeira parte da aula e identificar cada linha do gráfico com a variação de um dos hormônios envolvidos no ciclo. Os estudantes foram auxiliados para a leitura e interpretação do gráfico e, ao final, conseguiram identificar o hormônio relacionado a cada curva. Para verificar outros aspectos da aprendizagem, foram aplicados dois questionários (antes e após a aula). A comparação dos questionários mostrou um aumento de acertos após a atividade na maioria das questões. Sobre a duração de um ciclo menstrual, houve aumento de 87% para 96% de acertos. Para a pergunta a duração da menstruação, os acertos passaram de 25% para 42%. A primeira fase do ciclo menstrual, identificada por 30% dos alunos passou para 50%. Sobre o que ocorre se não houver a fecundação, os acertos aumentaram de 56% para 62%. Na lista de afirmativas para julgamento de verdadeiro e falso, os acertos foram de 54% para 71%. Entretanto, não houve alteração relevante no entendimento do significado de ovulação (77% e 74% de acertos) e um decréscimo nos acertos sobre a fase em que a mulher pode engravidar (86% no pré-teste e 77% no pós-teste). A observação em sala de aula e os dados dos questionários indicaram que a proposta didática alcançou estes objetivos: introduziu conceitos de química (hormônios, concentração de substâncias no organismo), desenvolveu habilidades de leitura e interpretação de gráficos e promoveu aprendizagem de vários conceitos relacionados ao ciclo menstrual. O questionário permitiu, ainda, verificar pontos chaves que necessitavam de esclarecimentos. O tema foi retomado em aulas posteriores, considerando esses resultados. |