Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12058

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ana Claudia Soares de Paiva
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros João Lúcio de Rezende, MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER, Vitória Moraes de Paula
Título Uma atividade dinâmica utilizando a análise de gráfico de concentração hormonal e as fases do ciclo menstrual para aplicação em aula de ciências no ensino fundamental
Resumo Compreender a fisiologia do corpo humano é parte importante da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental (EF). Muitos estudantes veem essa parte da matéria como algo a ser memorizado. Outro problema recorrente é a dificuldade de leitura e interpretação de gráficos. Isto torna-se especialmente importante no último ano do EF, quando são introduzidos a Química e a Física. Este trabalho descreve uma proposta didática envolvendo gráficos e conceitos de Química nas aulas sobre ciclo menstrual para o 8º ano do EF visando, ao mesmo tempo, aprofundar os conhecimentos sobre o tema, e desenvolver habilidades necessárias para as Ciências Exatas. O trabalho faz parte do projeto de extensão “Químicas, Físicas e Engenheiras em Ação: Construindo Conhecimento” (CNPq/MCTIC/MEC). A atividade foi aplicada no 8° ano do EF da Escola Estadual Effie Rolfs. A proposta didática consistiu em uma introdução sobre os hormônios (LH, FSH, estrogênio, progesterona) que predominam em cada fase, regulando assim o ciclo menstrual. Em seguida, os estudantes receberam um gráfico mostrando a variação de concentração de cada hormônio durante o ciclo. A figura identificava as fases lútea, ovulatória e folicular. Foi proposto um desafio: em grupo, os estudantes deveriam analisar o gráfico com base nas informações fornecidas na primeira parte da aula e identificar cada linha do gráfico com a variação de um dos hormônios envolvidos no ciclo. Os estudantes foram auxiliados para a leitura e interpretação do gráfico e, ao final, conseguiram identificar o hormônio relacionado a cada curva. Para verificar outros aspectos da aprendizagem, foram aplicados dois questionários (antes e após a aula). A comparação dos questionários mostrou um aumento de acertos após a atividade na maioria das questões. Sobre a duração de um ciclo menstrual, houve aumento de 87% para 96% de acertos. Para a pergunta a duração da menstruação, os acertos passaram de 25% para 42%. A primeira fase do ciclo menstrual, identificada por 30% dos alunos passou para 50%. Sobre o que ocorre se não houver a fecundação, os acertos aumentaram de 56% para 62%. Na lista de afirmativas para julgamento de verdadeiro e falso, os acertos foram de 54% para 71%. Entretanto, não houve alteração relevante no entendimento do significado de ovulação (77% e 74% de acertos) e um decréscimo nos acertos sobre a fase em que a mulher pode engravidar (86% no pré-teste e 77% no pós-teste). A observação em sala de aula e os dados dos questionários indicaram que a proposta didática alcançou estes objetivos: introduziu conceitos de química (hormônios, concentração de substâncias no organismo), desenvolveu habilidades de leitura e interpretação de gráficos e promoveu aprendizagem de vários conceitos relacionados ao ciclo menstrual. O questionário permitiu, ainda, verificar pontos chaves que necessitavam de esclarecimentos. O tema foi retomado em aulas posteriores, considerando esses resultados.
Palavras-chave Interpretação de gráficos, conceitos químicos, ciclo menstrual
Forma de apresentação..... Painel
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