Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12052

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Douglas José de Paiva Queiroz
Orientador ROSANA APARECIDA PIMENTA
Outros membros Carolina Rosa Baroso
Título A arte coreográfica no espaço da escola
Resumo Com o objetivo de estimular a capacitação e formação docente, o programa Residência Pedagógica vigente desde agosto de 2018 na Universidade Federal de Viçosa, está presente nos campi Viçosa e Florestal. Através do núcleo de Arte/Pedagogia, os cursos de Dança, Pedagogia e Educação Infantil são contemplados com bolsas para licenciandos sob a coordenação das docentes Dra. Rita Márcia Vaz de Mello, Ms. Márcia Onísia e Dra. Rosana Pimenta, sob supervisão da preceptora Professora Carolina Rosa Barroso. O presente trabalho vem sendo desenvolvido junto a turma do quinto ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Padre Álvaro Corrêa Borges localizada em Viçosa. Como bolsista residente, venho abordando o Ensino de Arte nas regências com foco na busca do corpo como principal ferramenta para uma experiência coreográfica. Nessa ação, tenho trabalhado com referência na Abordagem Triangular para o Ensino de Artes que tem como tripé: o fazer, o fruir e o contextualizar. Na experiência relatada aqui propus aos escolares a recriação do espetáculo “Planta Baixa”, assinado por Camila Oliveira, graduada em Dança, dirigido pela Dra. Andréa Bergallo. A ideia de recriar a coreografia na escola, surgiu a partir de uma aula ministrada com o propósito de entender o caminho que as crianças percorrem até chegarem à escola, com isso eu teria uma base do contexto de cada estudante, para reflirmos sobre os aspectos culturais e socioeconômico da turma. As ações práticas consistiram em na realização de um esboço da própria casa, inicialmente de forma livre, com foco na planta de sua residência. Posteriormente fizemos a construção de células coreográficas com a utilização de estímulos dados entre eles, um tinha que dizer qual era a movimentação que outro deveria executar explorando os cômodos da casa. De modo geral, eles ficaram interessados mesmo os estudantes com mais dificuldade em se expressar, Nesse primeiro momento, investimos na exploração criativa junto aos estudantes, sendo que os próximos passos envolvem promover a apreciação desta coreografia além de sua contextualização. A experiência na escola é enriquecedora apesar de da dificuldade de lidar com o comportamento da turma, bem como as limitações de um espaço físico inadequado para atender as necessidades das aulas de dança, limitação a qual que pode ser discutida por meio dessa experiência. Diante dos fatos mencionados, a experiência no programa lResidência Pedagógica tem sido valiosa para o meu crescimento pessoal e formação profissional. O contato prévio com a escola e a possibilidade de contar com a orientação de uma preceptora dentro da escola, tem norteado uma experiência concreta do estágio curricular o que é feito com muita discussão e reflexão.
Palavras-chave Residência Pedagógica, Dança, Corpo
Forma de apresentação..... Painel
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