Resumo |
A educação pública no Brasil é marcada pela precarização do ensino básico que lança às classes historicamente marginalizadas barreiras para acesso à Universidade. Não obstante, os currículos resultados das políticas públicas buscam reduzir a formação ao campo mais técnico e às respostas mais imediatas às mudanças no mundo do trabalho. Ainda que nos últimos anos, seja tangível a expansão do acesso ao ensino superior, a partir de políticas públicas do Estado, a classe trabalhadora ainda sofre com as limitações produzidas pelas metamorfoses do mercado. Em um contexto marcado por crises econômica e política, os Cursinhos Populares, atuam como alternativa de formação tendo um esforço no que se refere a equiparar a igualdade de condições nas seleções para o acesso ao ensino superior. No núcleo acadêmico da Universidade Federal de Viçosa (UFV), situa-se o Cursinho Popular do DCE- UFV (CPDCE-UFV), apoiado institucionalmente pela UFV e construído por estudantes e movimentos sociais e que busca a formação integral, isto é, humana e técnica dos jovens e adultos provenientes de camadas populares, de Viçosa e região, para o acesso à Universidade. Frente ao exposto, o presente estudo busca analisar e compreender os esforços e limitações dos trabalhadores educandos e a atuação do CPDCE-UFV em relação à formação de todos os sujeitos (educandos, educadores e coordenadores) que compõe o projeto. Para alcançar os objetivos pretendidos, a pesquisa baseia-se em um levantamento bibliográfico e análise documental de materiais do CPDCE-UFV, entre os anos de 2017 e 2018. Dentre os autores que nortearão as análises está Freire (2013), Gramsci (1999), Spósito & Andrade (1986), Girotto (2017) e Siqueira (2008). A coleta de dados contará com questionários pré- estruturados respondidos pelos educandos em dois momentos: no ato da matrícula e após um período de atividades, também será analisado o caderno de faltas, ambos dos anos de 2017 e 2018. Como resultados parciais, observamos o aumento no número de educandos na condição de trabalhadores e a compreensão dos educandos em relação a dimensão popular de educação proposta pelo CPDCE-UFV após alguns meses de experiência no cursinho. |