Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12048

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Júlia Fitaroni Moreira Dias
Orientador CEZAR LUIZ DE MARI
Título Formação Integral e Acesso à Universidade: A experiência do Cursinho Popular do DCE-UFV
Resumo A educação pública no Brasil é marcada pela precarização do ensino básico que lança às classes historicamente marginalizadas barreiras para acesso à Universidade. Não obstante, os currículos resultados das políticas públicas buscam reduzir a formação ao campo mais técnico e às respostas mais imediatas às mudanças no mundo do trabalho. Ainda que nos últimos anos, seja tangível a expansão do acesso ao ensino superior, a partir de políticas públicas do Estado, a classe trabalhadora ainda sofre com as limitações produzidas pelas metamorfoses do mercado. Em um contexto marcado por crises econômica e política, os Cursinhos Populares, atuam como alternativa de formação tendo um esforço no que se refere a equiparar a igualdade de condições nas seleções para o acesso ao ensino superior. No núcleo acadêmico da Universidade Federal de Viçosa (UFV), situa-se o Cursinho Popular do DCE- UFV (CPDCE-UFV), apoiado institucionalmente pela UFV e construído por estudantes e movimentos sociais e que busca a formação integral, isto é, humana e técnica dos jovens e adultos provenientes de camadas populares, de Viçosa e região, para o acesso à Universidade. Frente ao exposto, o presente estudo busca analisar e compreender os esforços e limitações dos trabalhadores educandos e a atuação do CPDCE-UFV em relação à formação de todos os sujeitos (educandos, educadores e coordenadores) que compõe o projeto. Para alcançar os objetivos pretendidos, a pesquisa baseia-se em um levantamento bibliográfico e análise documental de materiais do CPDCE-UFV, entre os anos de 2017 e 2018. Dentre os autores que nortearão as análises está Freire (2013), Gramsci (1999), Spósito & Andrade (1986), Girotto (2017) e Siqueira (2008). A coleta de dados contará com questionários pré- estruturados respondidos pelos educandos em dois momentos: no ato da matrícula e após um período de atividades, também será analisado o caderno de faltas, ambos dos anos de 2017 e 2018. Como resultados parciais, observamos o aumento no número de educandos na condição de trabalhadores e a compreensão dos educandos em relação a dimensão popular de educação proposta pelo CPDCE-UFV após alguns meses de experiência no cursinho.
Palavras-chave Cursinho Popular, Formação Integral, Classe Trabalhadora
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,61 segundos.