Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12045

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Lourainy Bianca Ferreira Felicio
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros Isabela Oliveira Batista, Mara da Silva Rodrigues, Túlio de Oliveira Gomes
Título Confecção de um Mural Digital como Ferramenta para o Ensino do Conhecimento Químico pelos Residentes Pedagógicos na E. E. Alice Loureiro
Resumo Atualmente, o objetivo maior para a Educação Científica a ser desenvolvida na Educação Básica em todo o mundo é conhecido como “Alfabetização Científica”, processo que visa a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que saibam posicionar-se diante de questões sócio-científicas presentes no nosso cotidiano. Para atingir este objetivo, é necessário que o ensino de Ciências seja interativo, contextualizado, interdisciplinar e lúdico. Neste contexto, o desafio para o ensino de Ciências é educar cidadãos capazes de compreender as diferentes relações entre os diversos conhecimentos dentro de uma visão sistêmica e reconhecer as diversas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Tendo em vista a importância do ensino de Ciências está sendo desenvolvido na Escola Estadual Alice Loureiro, por bolsistas do Programa Residência Pedagógica, um Mural Digital de Química, em comemoração aos 150 anos da Tabela Periódica. O Residência Pedagógica é um Programa da CAPES/MEC que privilegia a Formação de Professores a partir do Estágio Supervisionado para os diversos cursos de Licenciatura. Assim, uma Tabela Periódica interativa foi criada, na qual os alunos do Ensino Médio, por meio de códigos QR, poderão acessar vídeos e informações diversas acerca dos elementos da Tabela Periódica por meio do celular. A partir de tal iniciativa, os alunos serão capazes de reconhecer os elementos da Tabela periódica, bem como suas aplicações e sua importância do seu dia a dia. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é divulgar o conhecimento científico presente na Tabela Periódica dos Elementos Químicos e a aplicação desse conhecimento no dia a dia dos alunos por meio de uma atividade interativa auxiliada pela tecnologia amplamente utilizada pelos alunos, os celulares. Para a confecção do mural estão sendo feitas pesquisas sobre todos os elementos da tabela periódica. Tais pesquisas serão voltadas para aplicações cotidianas e curiosidades dos elementos químicos, incluindo vídeos e textos. A partir daí, serão gerados códigos QR por meio de um site gratuito da internet, QR Code Generator. Em seguida, o mural será montado na escola no formato de uma Tabela Periódica, onde cada elemento trará consigo o código QR relativo a informações do mesmo. Após a realização desse projeto espera-se que os alunos sejam capazes de utilizar o celular na escola de maneira a adquirir conhecimento, tendo compreendido o valor do conhecimento científico e desenvolvido importantes habilidades cognitivas e atitudes, como por exemplo: aprender a aprender. No momento, os resultados estão sendo obtidos e serão adequadamente apresentados no SIA.
Palavras-chave tabela periódica, ensino de ciências, residência pedagógica
Forma de apresentação..... Oral
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