Resumo |
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) busca promover a alimentação saudável, visando garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada. A escola é um ambiente promotor de hábitos alimentares saudáveis. No caso dos adolescentes, esse processo auxilia no desenvolvimento do indivíduo, levando em conta as mudanças que ocorrem nesta fase da vida, e na formação de adultos mais conscientes quanto à sua alimentação. O objetivo deste estudo foi avaliar a visibilidade do mural como estratégia de educação alimentar e nutricional com alunos de um colégio de aplicação, em Viçosa, MG. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa (1.852.326 /2016).O NutColuni busca promover a saúde e a qualidade de vida dos estudantes, cujas ações são: realizar diagnóstico nutricional com os alunos do 1° ano do Colégio, que permita intervir na realidade local; desenvolver atividades de educação alimentar e nutricional com o propósito de melhorar as condições de saúde e nutrição da comunidade escolar, dentre outras. No âmbito da educação alimentar e nutricional, uma das estratégias utilizadas é a confecção de painéis que são afixados quinzenalmente no mural NutColuni, cedido pelo colégio, nele são abordados temas relacionados à nutrição, saúde e qualidade de vida, de acordo com o diagnóstico nutricional encontrado no Colégio, especificidades do público alvo e sugestões dos próprios alunos e comunidade escolar. Para a avaliação do mural, foi utilizado um questionário simples disponibilizado por meio de um QR Code adicionado ao painel. O QR Code é uma nova versão do código de barras, para o direcionamento das informações desejadas, como o link para o questionário neste caso. Após a leitura, o aluno pode abrir o questionário pelo escaneamento do código com a câmera do smartphone (ou aplicativo). As perguntas do questionário são: sexo, série, se costuma ler o mural e sugestão de temas a serem trabalhados. No total foi obtido 15 respostas, onde 66,7% (n=10) eram do sexo feminino, todas as respostas referentes a alunos do 2º ano. 46,7% (n=7) afirmaram que costumam ler o mural e 53,3% (n=8) disseram que não leem, com as seguintes justificativas: 50% (n=4) Nunca o vi, 12,5% (n=1) esqueço e 37,5% (n=3) não justificou. Com base nos resultados observados podemos perceber que para haver uma maior frequência de leitura dos painéis pelos adolescentes algumas estratégias deveriam ser adotadas, como melhorar a localização, além de melhorar a forma de apresentação das informações. Estudos neste sentido são importantes de se realizar para avaliar e desenvolver novas estratégias de EAN para o público adolescente, visando melhorias na qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável. |