Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12043

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriel Cardoso Gomes
Orientador SILVIA ELOIZA PRIORE
Outros membros Ana Carolina de Souza Rodrigues, Júlia Ferreira Lopes, Marina Amaral Cruz, Rayanne Santos de Paulo, Sílvia Oliveira Lopes
Título Avaliação do uso de mural como estratégia de educação alimentar e nutricional com adolescentes
Resumo A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) busca promover a alimentação saudável, visando garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada. A escola é um ambiente promotor de hábitos alimentares saudáveis. No caso dos adolescentes, esse processo auxilia no desenvolvimento do indivíduo, levando em conta as mudanças que ocorrem nesta fase da vida, e na formação de adultos mais conscientes quanto à sua alimentação. O objetivo deste estudo foi avaliar a visibilidade do mural como estratégia de educação alimentar e nutricional com alunos de um colégio de aplicação, em Viçosa, MG. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Viçosa (1.852.326 /2016).O NutColuni busca promover a saúde e a qualidade de vida dos estudantes, cujas ações são: realizar diagnóstico nutricional com os alunos do 1° ano do Colégio, que permita intervir na realidade local; desenvolver atividades de educação alimentar e nutricional com o propósito de melhorar as condições de saúde e nutrição da comunidade escolar, dentre outras. No âmbito da educação alimentar e nutricional, uma das estratégias utilizadas é a confecção de painéis que são afixados quinzenalmente no mural NutColuni, cedido pelo colégio, nele são abordados temas relacionados à nutrição, saúde e qualidade de vida, de acordo com o diagnóstico nutricional encontrado no Colégio, especificidades do público alvo e sugestões dos próprios alunos e comunidade escolar. Para a avaliação do mural, foi utilizado um questionário simples disponibilizado por meio de um QR Code adicionado ao painel. O QR Code é uma nova versão do código de barras, para o direcionamento das informações desejadas, como o link para o questionário neste caso. Após a leitura, o aluno pode abrir o questionário pelo escaneamento do código com a câmera do smartphone (ou aplicativo). As perguntas do questionário são: sexo, série, se costuma ler o mural e sugestão de temas a serem trabalhados. No total foi obtido 15 respostas, onde 66,7% (n=10) eram do sexo feminino, todas as respostas referentes a alunos do 2º ano. 46,7% (n=7) afirmaram que costumam ler o mural e 53,3% (n=8) disseram que não leem, com as seguintes justificativas: 50% (n=4) Nunca o vi, 12,5% (n=1) esqueço e 37,5% (n=3) não justificou. Com base nos resultados observados podemos perceber que para haver uma maior frequência de leitura dos painéis pelos adolescentes algumas estratégias deveriam ser adotadas, como melhorar a localização, além de melhorar a forma de apresentação das informações. Estudos neste sentido são importantes de se realizar para avaliar e desenvolver novas estratégias de EAN para o público adolescente, visando melhorias na qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável.
Palavras-chave educação alimentar e nutricional, adolescentes, mural
Forma de apresentação..... Oral
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