Resumo |
Muito se ouve sobre um dos maiores males da atualidade ser o stress e que são diversos os fatores que têm elevado o número de pessoas que sofrem desse mal que, dentre outras coisas, debilita a capacidade de raciocínio, memorização, motivação e interesse em relação ao processo ensino-aprendizagem. Desde crianças, somos expostos a situações em que precisamos nos adaptar. A vida é feita de desafios contínuos e cada fase do nosso desenvolvimento tem suas inquietações e dificuldades (LANGAME, 2016; RIOS, 2017). O primeiro cientista a aplicar o termo "estresse" foi Hans Selye, em 1936, na área da saúde, e o caracterizou como reações de natureza física, mental ou emocional desencadeadas por um estressor. Estudos recentes abordaram o stress também na vida acadêmica de estudantes universitários de diversos cursos, identificando níveis e apontando muitas consequências na vida acadêmica, pessoal, profissional e saúde dos estudantes (FARO, 2013; MULATO, BUENO, 2011). Na vida acadêmica, em especial, são inúmeras as situações de adaptação e de pressão que cercam o estudante. São pressões sociais e psicológicas como a expectativa da família, a competição do mercado e necessidade de conciliar trabalho com o estudo, que fazem a graduação ser, hoje, estressante e competitiva. Desse modo, com o intuito de entender o que se passa com os estudantes de nível superior, pretende-se, com este trabalho, realizar reflexões e análises dos índices de stress em universitários, identificando seus principais sintomas, fontes e formas de enfrentamento. Neste trabalho, será adotada como base para este estudo a definição de Lipp (1996), que caracteriza o stress como uma reação do organismo com componentes físicos e/ou psicológicos causada por alterações psicofisiológicas que ocorrem quando a pessoa se depara com uma situação que, de um modo ou outro, a irrite, a amedronte, a excite ou a confunda. Para isso, será realizada uma pesquisa descritiva e qualitativa, a qual contemplará os acadêmicos do curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa, por meio de um questionário on-line semiestruturado, com o objetivo de obter dados numéricos e descritivos mediante análise do material coletado. Escolheu-se os estudantes do curso de Secretariado Executivo Trilíngue devido à característica multidisciplinar do curso e das expectativas que recaem sobre os profissionais dessa área. Almeja-se que, por meio desse trabalho, os estudantes e os gestores das instituições de ensino superior em geral possam refletir sobre a realidade acadêmica e sobre as dificuldades de percurso enfrentadas por muitos graduandos, possibilitando a criação de mecanismos eficazes de enfrentamento do stress. |