Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12037

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Aline Aparecida de Souza Godinho
Orientador RAFAELA MAGALHAES FERNANDES SALTARELLI
Outros membros Carla de Fátima Januário, Cristina Moreira Henriques, Rosângela da Silva Soares
Título Acolhimento a demanda espontânea na atenção primária: capacitar para implantar
Resumo Introdução: A Atenção Primária a Saúde (APS) corresponde aos cuidados essenciais à saúde, baseados em tecnologias acessíveis, que levam os serviços de saúde o mais próximo possível dos lugares de vida e trabalho das pessoas, constituindo assim, o primeiro nível de contato com o Sistema Único de Saúde (SUS). Na APS ocorrem situações de grande variabilidade no que se refere às dimensões orgânica, subjetiva e social do processo saúde-doença. Por essa razão, o acolhimento deve ser realizado de forma contextualizada na gestão do processo de trabalho em saúde da APS, refletindo-se como aspecto central para o bom funcionamento da Estratégia Saúde da Família (ESF) e não somente como mais uma ação isolada. Entende-se que o acolhimento é uma prática presente em todas as relações de cuidado, entre trabalhadores e usuários nos atos de receber e escutar as pessoas. É um recurso destinado a apoiar a qualificação do sistema de saúde, pois possibilita ao usuário o acesso a um cuidado justo, ampliado e integral, a partir do reconhecimento de que esse acesso é um direito humano fundamental. Objetivos: Capacitar a equipe de saúde da ESF Nova Era quanto aos conceitos de acolhimento a fim de dar subsídios para o gerenciamento da demanda espontânea e a criação do fluxograma de acolhimento. Descrição das principais ações: Foram realizadas duas oficinas educativas no mês de maio de 2019. A primeira oficina foi dividida em 3 momentos, sendo eles: exposição de um vídeo sobre a importância do acolhimento como diretriz operacional fundamental do modelo assistencial proposto pelo SUS; exposição dialogada por meio de uma apresentação de slides para transmitir os conceitos do acolhimento; realização da dinâmica “quebra cabeça”, cujo objetivo foi proporcionar uma reflexão sobre a importância do trabalho em equipe para estabelecer uma relação concreta de confiança entre o usuário e os profissionais de saúde. Na segunda oficina educativa recordou-se as modalidades de acolhimento para o atendimento da demanda espontânea, além disso foi realizado um teatro que problematizou uma ação de um paciente sendo acolhido e um paciente não sendo acolhido. Resultados: Em todas as oficinas realizadas, ocorreu a participação eficaz por parte dos profissionais da equipe, pois essas foram ancoradas na realidade dos mesmos, permitindo a troca de experiências e a incorporação da ideia de responsabilidade coletiva e compartilhada. O processo educativo foi avaliado pela equipe como ótimo e sugeriram mais oficinas para discussão das fragilidades levantadas e como desenvolver estratégias para vencê-las. Conclusão: A equipe compreende o acolhimento como um método de atendimento justo e integral, entretanto, destaca que são muitos os obstáculos da prática diária para a sua efetiva implantação. Ressalta-se que o ato de humanização deve ultrapassar essas dificuldades das atividades rotineiras e ser encarado como algo intrínseco à prática profissional.
Palavras-chave Acolhimento, Atenção Primária à Saúde, Capacitação em Serviço
Forma de apresentação..... Painel
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