Resumo |
O presente trabalho aborda as contribuições formativas (no âmbito acadêmico, cultural e pessoal) do PLI considerando a perspectiva de cinco licenciados em Química que participaram por dois anos do Programa em Portugal. O PLI, criado em 2009, teve o apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras em parceria com a CAPES, sendo uma ação governamental para incentivar a permanência e a formação inicial de professores para a Educação Básica. O Programa incentiva a mobilidade internacional de estudantes das licenciaturas entre as universidades brasileiras, portuguesas e francesas. Em relação à pesquisa realizada, ela possui uma abordagem qualitativa exploratória. A coleta de dados consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com os cinco licenciados em Química que participaram do Programa. As entrevistas foram fundamentadas em um questionário contendo nove questões e a análise dos dados feita por meio de categorizações, tendo como referência a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Concluiu-se, com base nos dados e na importância da internacionalização do Ensino Superior, que o PLI apresentou impactos positivos ao favorecer a mobilidade acadêmica, a vivência de novas culturas, o crescimento pessoal e profissional, o que representa uma forma de valorização e reconhecimento dos futuros professores. No entanto, o Programa apresentou alguns pontos que necessitavam ser repensados, tais como: a organização curricular das instituições estrangeiras, com um grande enfoque nas disciplinas do Bacharelado em Química, o que gera certo prejuízo para a formação pedagógica dos estudantes no curso de Licenciatura; a falta do acompanhamento sistemático durante a estadia fora do país, inclusive em relação à condição psicológica dos estudantes; a dificuldade que os participantes do PLI enfrentaram em sua adaptação no retorno, pois não se efetivou o acolhimento e os encaminhamentos para a reinserção acadêmica desses estudantes, conforme previsto; e a falta de políticas públicas e institucionais que buscam valorizar a participação em Programas dessa natureza, sobretudo em concursos públicos ou processos seletivos simplificados. Por fim, é importante reconhecer que, mesmo assim, o PLI trouxe importantes contribuições para a formação profissional e pessoal dos futuros professores, propiciando acesso a uma formação diferenciada e multicultural. |