Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12033

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Josiane Aparecida Rodrigues Fialho
Orientador VINICIUS CATAO DE ASSIS SOUZA
Outros membros Mateus José dos Santos
Título Contribuições do Programa das Licenciaturas Internacionais (PLI) na formação inicial de um grupo de licenciados em Química da Universidade Federal de Viçosa
Resumo O presente trabalho aborda as contribuições formativas (no âmbito acadêmico, cultural e pessoal) do PLI considerando a perspectiva de cinco licenciados em Química que participaram por dois anos do Programa em Portugal. O PLI, criado em 2009, teve o apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras em parceria com a CAPES, sendo uma ação governamental para incentivar a permanência e a formação inicial de professores para a Educação Básica. O Programa incentiva a mobilidade internacional de estudantes das licenciaturas entre as universidades brasileiras, portuguesas e francesas. Em relação à pesquisa realizada, ela possui uma abordagem qualitativa exploratória. A coleta de dados consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com os cinco licenciados em Química que participaram do Programa. As entrevistas foram fundamentadas em um questionário contendo nove questões e a análise dos dados feita por meio de categorizações, tendo como referência a Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Concluiu-se, com base nos dados e na importância da internacionalização do Ensino Superior, que o PLI apresentou impactos positivos ao favorecer a mobilidade acadêmica, a vivência de novas culturas, o crescimento pessoal e profissional, o que representa uma forma de valorização e reconhecimento dos futuros professores. No entanto, o Programa apresentou alguns pontos que necessitavam ser repensados, tais como: a organização curricular das instituições estrangeiras, com um grande enfoque nas disciplinas do Bacharelado em Química, o que gera certo prejuízo para a formação pedagógica dos estudantes no curso de Licenciatura; a falta do acompanhamento sistemático durante a estadia fora do país, inclusive em relação à condição psicológica dos estudantes; a dificuldade que os participantes do PLI enfrentaram em sua adaptação no retorno, pois não se efetivou o acolhimento e os encaminhamentos para a reinserção acadêmica desses estudantes, conforme previsto; e a falta de políticas públicas e institucionais que buscam valorizar a participação em Programas dessa natureza, sobretudo em concursos públicos ou processos seletivos simplificados. Por fim, é importante reconhecer que, mesmo assim, o PLI trouxe importantes contribuições para a formação profissional e pessoal dos futuros professores, propiciando acesso a uma formação diferenciada e multicultural.
Palavras-chave Formação inicial de professores, Programa das Licenciaturas Internacionais, Mobilidade estudantil.
Forma de apresentação..... Oral, Painel
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