Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12032

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Lutecia Rigueira Medina
Orientador APARECIDA DE FATIMA ANDRADE DA SILVA
Outros membros JILDETE KARLA DOS SANTOS, LIDIANE MARIA FERRAZ ROSA
Título Genética no Ensino Médio: a construção de modelos por alunos do CAp Coluni
Resumo O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores da CAPES/MEC e tem por objetivo promover o aperfeiçoamento da formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos temáticos que possibilitem reflexões pertinentes ao trabalho docente e conduzam o licenciando a exercitar ativamente a relação entre a teoria e a prática didático-pedagógica docente, a partir de diagnósticos acerca do processo de ensino e aprendizagem escolar, entre outras questões relacionadas aos problemas práticos do cotidiano do professor. O Residente Pedagógico privilegia uma imersão na escola de 320 horas durante o ano de 2019, a qual deve contemplar, entre outras atividades, regências em sala de aula e diversas intervenções pedagógicas, acompanhadas por um professor da escola, o preceptor, com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. Realizado um período de três meses de ambientação na escola foi iniciado o período de imersão com a realização de regências em salas de aulas para as 4 turmas do terceiro ano do Ensino Médio. Nesse contexto e pensando na prática didático-pedagógica para favorecer o processo de aprendizagem, e visando um melhor desempenho no espaço escolar, foi proposta a realização de uma aula de revisão do conteúdo mitose e meiose, juntamente com auxílio da professora do colégio. Essa aula foi desenvolvida no laboratório de biologia da escola a partir de princípios construtivistas, valorizando a participação ativa dos estudantes numa aula expositivo-dialógica, demonstrativa e, principalmente, possibilitando a construção de modelos dos processos de mitose e meiose, com materiais didáticos bem simples e acessíveis, como papel pardo e Eva. Essa aula possibilitou assim a construção de conceitos importantes a partir da modelagem realizada pelos alunos, organizados em grupos e ativamente participativos. Assim como, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudes a partir da criação de um ambiente agradável e incentivador para a participação efetiva dos alunos, os quais manifestaram suas ideias com segurança, exercitando a oralidade e o respeito a diferentes pontos de vista. A promoção da troca de ideias acerca dos conceitos estudados, ao exercitarem a explicação do fenômeno entre os estudantes do mesmo grupo foi também um momento muito significativo. Ao realizarem a segunda avaliação, aqueles alunos que participaram dessa aula de revisão acerca dos processos de mitose e meiose, de maneira autônoma, já que a presença não era obrigatória, tiverem um desempenho bem melhor do que aqueles que optaram em não participar. Assim, a partir do melhor desempenho manifestado pelos alunos, decidiu-se dar continuidades às aulas de revisão com princípios construtivistas, contemplando outros conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do segundo semestre de 2019.
Palavras-chave ensino de biologia, meiose, aprendizagem significativa.
Forma de apresentação..... Painel
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