Resumo |
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores da CAPES/MEC e tem por objetivo promover o aperfeiçoamento da formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos temáticos que possibilitem reflexões pertinentes ao trabalho docente e conduzam o licenciando a exercitar ativamente a relação entre a teoria e a prática didático-pedagógica docente, a partir de diagnósticos acerca do processo de ensino e aprendizagem escolar, entre outras questões relacionadas aos problemas práticos do cotidiano do professor. O Residente Pedagógico privilegia uma imersão na escola de 320 horas durante o ano de 2019, a qual deve contemplar, entre outras atividades, regências em sala de aula e diversas intervenções pedagógicas, acompanhadas por um professor da escola, o preceptor, com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora. Realizado um período de três meses de ambientação na escola foi iniciado o período de imersão com a realização de regências em salas de aulas para as 4 turmas do terceiro ano do Ensino Médio. Nesse contexto e pensando na prática didático-pedagógica para favorecer o processo de aprendizagem, e visando um melhor desempenho no espaço escolar, foi proposta a realização de uma aula de revisão do conteúdo mitose e meiose, juntamente com auxílio da professora do colégio. Essa aula foi desenvolvida no laboratório de biologia da escola a partir de princípios construtivistas, valorizando a participação ativa dos estudantes numa aula expositivo-dialógica, demonstrativa e, principalmente, possibilitando a construção de modelos dos processos de mitose e meiose, com materiais didáticos bem simples e acessíveis, como papel pardo e Eva. Essa aula possibilitou assim a construção de conceitos importantes a partir da modelagem realizada pelos alunos, organizados em grupos e ativamente participativos. Assim como, o desenvolvimento de habilidades cognitivas e atitudes a partir da criação de um ambiente agradável e incentivador para a participação efetiva dos alunos, os quais manifestaram suas ideias com segurança, exercitando a oralidade e o respeito a diferentes pontos de vista. A promoção da troca de ideias acerca dos conceitos estudados, ao exercitarem a explicação do fenômeno entre os estudantes do mesmo grupo foi também um momento muito significativo. Ao realizarem a segunda avaliação, aqueles alunos que participaram dessa aula de revisão acerca dos processos de mitose e meiose, de maneira autônoma, já que a presença não era obrigatória, tiverem um desempenho bem melhor do que aqueles que optaram em não participar. Assim, a partir do melhor desempenho manifestado pelos alunos, decidiu-se dar continuidades às aulas de revisão com princípios construtivistas, contemplando outros conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do segundo semestre de 2019. |