Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12028

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos - Ponte Nova
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Helimara Cristina Trindade
Orientador Samuel Gonçalves Pinto
Outros membros Jaqueline Salgado Lopes, Joel Alves Rodrigues
Título Lazer, Políticas Públicas e Participação Popular: um Relato de Experiência sobre o Programa Circuito Lazer e Cidadania
Resumo Introdução: O Programa Circuito Lazer e Cidadania consistem em um projeto de extensão que busca tratar o Lazer como Direito Social, contextualizado dentro de Políticas Públicas Efetivas. Em seu cronograma o projeto visa atender 12 municípios da região do Vale do Piranga. Essas ações tem estreita relação com as secretarias que gerem o Esporte/Lazer nos municípios, fazendo assim parte do repertório de ações setoriais, abrangendo o público adolescente, crianças, jovens e adultos. Objetivo: Promover o Lazer para a população local, através de brincadeiras, jogos, oficinas temáticas, dança, capoeira e atividades esportivas. Principais Ações: Baseia em princípios de potencialização de redes, desenvolvimento de uma identidade local no que se refere à apropriação do espaço público enquanto cenário para o lazer e reorientação da ocupação do tempo livre do público envolvido. Para cada realidade social foram traçadas estratégias que envolvem a realidade do município e a participação popular. A programação é definida juntamente com os assistidos, considerando dessa forma a cultura local. O projeto já foi desenvolvido em três municípios, até a presente data, geralmente aos primeiros sábados do mês, nas praças das cidades ou em espaço definido no momento da avaliação diagnóstica. Foram realizadas varias atividades e oficinas gratuitas com a comunidade local, como: mostra de capoeira, rodas de saber, aula de ritmos, oficina de artesanato e pintura, gincana, alongamentos, futsal, jogos e brincadeiras. Em função da perspectiva ser inter-geracional, a integração entre diferentes faixas etárias foi observado nas ações desenvolvidas. Resultados e Perspectivas: No desenvolvimento das atividades do Programa, são realizadas avaliações diagnósticas, aplicações de instrumentos, durante a realização dos eventos, após a finalização dos mesmos, com os participantes e com a equipe gestora. Programa tem permitido que o conhecimento discutido no ensino superior, seja aplicada na esfera de ação do profissional de Educação Física, permitindo ressignificação de posturas e condutas e reafirmando a necessidade de Formação Continuada a Gestores Municipais de Esporte/Lazer. Até esta fase das ações já foram assistidas 680 pessoas, nos municípios envolvido e a participação de 65 acadêmicos, em formação na área de Educação Física. No que se refere às ações desenvolvidas, percebemos grande interesse dos grupos envolvidos com atividades artísticas e intelectuais, não privilegiadas historicamente e eventos/estratégias de Esporte/Lazer. As intervenções desenvolvidas podem permitir que ações continuadas possam ser desenvolvidas nos munícipios e que a participação popular possa fortalecer a identidade local.
Palavras-chave Lazer, Políticas Públicas, Participação popular
Forma de apresentação..... Painel
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