Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12020

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Thiago Barboza Salvador
Orientador JULIANA FARIAS DE NOVAES
Outros membros Bárbara Luiza de Souza, Giovana Ramos Almeida, Leticia Freitas Borges, Maria Alice Spadarotto Neves Aguiar, Renata Conceicao Pimentel de Lima, Vinicius Fernandes Paris, Vinicius Macário Mendes, Yasmin Soares Magalhães
Título Dinâmica sobre Aterosclerose com uma Comunidade Rural do Município de Viçosa - MG
Resumo Introdução: A doença cardiovascular é considerada a maior causa de morte no mundo, e sua prevalência vem aumentando nos indivíduos, independente do sexo e da faixa etária. Mudanças de comportamento para hábitos alimentares mais saudáveis e de estilo de vida ativo tornam-se importantes para a redução e controle desta doença. Objetivo: Realizar dinâmica para promover maior esclarecimento sobre o processo da aterosclerose, suas consequências à saúde e formas de prevenção, com mulheres de uma comunidade da zona rural de Viçosa-MG. Métodos: Foi realizada uma dinâmica com mulheres de uma comunidade rural, organizada pelo Programa de Educação Tutorial em Nutrição (PET-NUT/UFV), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). Durante a atividade, foi explicado o processo da aterosclerose, abrangendo as suas causas, consequências e prevenção. Para isto, utilizou-se um material didático composto por três canos de PVC (policloreto de vinila) envoltos com EVA (acetato-vinilo de etileno) vermelho, e dois deles possuíam papel crepom em seu interior de cor amarela. Esses canos simbolizavam vasos sanguíneos, sendo que dois deles representavam o processo aterosclerótico por meio do acúmulo de gordura em seu interior, caracterizado pelo papel crepom amarelo. Com o auxílio do material didático, foi explicada a função dos vasos sanguíneos e também o processo de formação da placa aterosclerótica. Ao final da dinâmica, as participantes foram estimuladas a manusear o material educativo, passando a mão por dentro do cano de PVC, com o intuito de demonstrar como a passagem do sangue é dificultada pela presença de placas de aterosclerose nos vasos sanguíneos. Resultados: As participantes ficaram motivadas e interessadas com a dinâmica, realizando diversas perguntas. Observou-se que esta dinâmica permitiu às participantes maior conhecimento sobre o processo de aterosclerose, bem como sobre o tipo de alimentação e de estilo de vida envolvidos com o melhor funcionamento do sistema cardiovascular. A comunidade rural pôde participar ativamente da atividade por meio da visualização do material didático e posterior manipulação. Conclusão: Conclui-se que atividades de Educação Alimentar e Nutricional, realizadas com o auxílio de materiais didáticos, permitem uma significativa participação do público, proporcionando maior aprendizado e conscientização sobre o estilo de vida saudável. Ressalta-se a importância de atividades deste tipo em comunidades rurais, uma vez que estas normalmente são restritas às informações sobre saúde e nutrição, além do menor nível de instrução observado.
Palavras-chave Adultos, Educação Alimentar e Nutricional, Aterosclerose
Forma de apresentação..... Painel
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