Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 12015

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Camila Gomes Mesquita
Orientador ERICA TOLEDO DE MENDONCA
Outros membros Jéssika Ferreira Campos, Lanna de Castro Cabral Goncalves, Nádia Aparecida Soares Diogo, TIAGO RICARDO MOREIRA
Título Ações de Enfermagem voltadas ao autocuidado em pacientes diabéticos atendidos em um centro de atenção secundária****
Resumo Introdução:O Diabetes Mellitus é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, e representa um desafio para os portadores, principalmente devido às complicações micro e macrovasculares. Dentre estas, destacam-se a perda da sensibilidade protetora plantar e a neuropatia periférica, que podem levar ao surgimento de lesões e amputações. Este trabalho descreve as ações desenvolvidas por estudantes de Enfermagem no Centro Estadual de Atenção Especializada, vinculadas ao projeto de extensão “Assistência de Enfermagem na sala do pé diabético: promoção da saúde e prevenção de agravos aos indivíduos atendidos num centro de referência secundário”. Objetivo:Relatar as atividades realizadas por estudantes de Enfermagem e discutir como se processa o autocuidado com os pés em indivíduos diabéticos.Descrição das principais ações: Realização de consultas de Enfermagem aos diabéticos para rastreamento de complicações nos membros inferiores (25 pacientes/mês); acompanhamento de pacientes com feridas e realização de curativos semanais (60 pacientes/mês); construção de um mural para a sala de atendimentos, a fim de inserir os nomes dos pacientes aniversariantes do mês; realização de pesquisa descritiva sobre autocuidado com os pés em 42 prontuários. Resultados Alcançados: Os resultados da pesquisa demonstraram que, do total de pacientes avaliados, 27 não conhecem os cuidados com os pés; 27 não examinam os pés; 35 cortam a unha de forma reta, 3 de maneira arredondada e 1 retira os cantos; 21 usam meias de algodão, 1 meias sintéticas e 20 não usam meias; 25 pacientes utilizam o cortador para o corte das unhas, 10 usam tesoura, 4 usam alicate e 1 turquesa; 26 citaram o chinelo como calçado mais utilizado, seguido de calçado fechado (12), e sandália (7); 37 secam entre os dedos após o banho. Estes dados reforçam a importância das ações educativas de Enfermagem na primeira consulta de avaliação dos pés, com foco no autocuidado, inserindo o indivíduo como protagonista deste processo. A inserção do aluno no projeto possibilita vivências práticas na rede de atenção à saúde e o desenvolvimento de competências: atuação em equipe multiprofissional; aperfeiçoamento do raciocínio clínico; manejo de feridas crônicas; humanização do atendimento e criação de vínculo com os pacientes e familiares. As consultas de retorno possibilitam o monitoramento dos resultados e o reforço das lacunas no autocuidado identificadas, que sofrem influência dos hábitos de vida e no aparecimento de complicações.Conclusões:A participação em atividades extensionistas permite ao estudante um olhar diferenciado ao indivíduo com doenças crônicas, além de guia-lo rumo a uma prática que promove e incentiva o autocuidado por meio da educação em saúde problematizadora e participativa, que melhora a adesão ao tratamento. Além disso, o desenvolvimento de pesquisa em interface com a extensão possibilita a compreensão de determinados fenômenos, contribuindo para a melhoria da prática.
Palavras-chave Diabetes Mellitus, Autocuidado, Pé diabético
Forma de apresentação..... Painel
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