Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11996

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Ciências Agrárias
Setor Departamento de Engenharia Florestal
Bolsa Rondonista
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Andressa Rodrigues do Rêgo
Orientador EMILLE ROCHA BERNARDINO DE ALMEIDA PRATA
Outros membros Ananda de Souza Lima Vieira Carvalho, Aryane Cristina Gonçalves de Souza, Bruna de Souza Vieira, Felipe Lopes de Souza, Felipe Matheus de Souza Pereira, Lorena Pereira dos Santos, Tainah Lanzieri de Souza
Título Estratégias de comunicação e cultura da Operação Vale do Acre
Resumo O Projeto Rondon é um projeto interdisciplinar, que agrupa estudantes de diferentes áreas com um objetivo comum: capacitar os moradores de uma cidade brasileira por meio de minicursos e oficinas. Na Operação de Julho de 2019, o Projeto Rondon contemplará doze cidades do estado do Acre. O presente resumo tem por objetivo apresentar a metodologia proposta para o município de Tarauacá.

A Operação Vale do Acre é composta por uma equipe de oito estudantes da graduação e dois professores, responsáveis pela coordenação das atividades. As oficinas serão desenvolvidas com base nos quesitos normativos do projeto e áreas de conhecimento dos graduandos. Entre elas, ressalta-se a temática de Comunicação.

As atividades abordadas nessa temática serão relacionadas com o potencial produtivo de conteúdo digital na comunidade e aldeias próximas. Essa proposta tem como objetivo difundir as mídias digitais no contexto cultural da população local.

Pode-se citar, entre as atividades a serem executadas, os minicursos de: (1) marketing digital para empreendedores locais; (2) Utilização de mídias digitais na aprendizagem; e (3) Estratégias para se tornar um influenciador digital. O primeiro minicurso tem por objetivo apresentar estratégias de captação de clientes via redes sociais. O segundo, capacitar profissionais da rede pública de ensino na utilização de ferramentas digitais no processo de ensino-aprendizagem. O terceiro minicurso visa apresentar a possibilidade de monetizar uma ferramenta de divulgação online de diferentes conteúdos.

A equipe selecionada para a Operação tem realizado capacitações com a finalidade de conhecer a cultura e as necessidades da cidade de Tarauacá, além de aperfeiçoar a abordagem metodológica. Entre as capacitações realizadas, pode-se citar o turismo solidário, o minicurso de primeiros-socorros e conversas com antropólogos, visando entender o contexto social que a equipe será inserida. A metodologia completa do projeto é composta por:
A. Levantamento de dados da cidade-alvo;
B. Definição dos objetivos da oficina;
C. Capacitação e levantamento de informações metodológicas;
D. Delineamento da metodologia;
E. Preparo dos materiais didáticos;
F. Pré-teste das atividades práticas.

Espera-se que após a realização das atividades na cidade, os participantes das oficinas e minicursos se tornem multiplicadores do conhecimento adquirido. Desta forma, a sociedade tarauacaense será impactada com ações positivas, que podem contribuir para a melhora na qualidade de vida e a possibilidade da complementação da renda dos moradores.
Palavras-chave Projeto Rondon, Extensão, Multiplicador
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.