Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

21 a 25 de outubro de 2019

Trabalho 11981

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Thaís Cupertino Fialho
Orientador CERES MATTOS DELLA LUCIA
Outros membros Larissa Souza Ferreira, Maria Alice Spadarotto Neves Aguiar, Stefany da Silva Paes, Vanessa Siminéa Pacheco Silva
Título Avaliação de egressos do Programa de Educação Tutorial em nutrição da Universidade Federal de Viçosa-MG
Resumo Os impactos das atividades extracurriculares no desenvolvimento psicossocial e cognitivo de estudantes universitários são evidenciados em diversos estudos desde a década de 80. Essas atividades são importantes para complementar a formação acadêmica universitária de maneira prática, para além da estrutura curricular tradicional. As atividades de pesquisa, por exemplo, otimizam a construção de conhecimentos e o desenvolvimento de ideias inovadoras, contribuindo para a formação de profissionais críticos e criativos. Na extensão, são fortalecidas as relações entre universidade e sociedade, promovendo o conhecimento teórico na prática por meio de atividades multi e interdisciplinares. O Programa de Educação Tutorial (PET) oferece aos alunos participantes a oportunidade de se trabalhar de forma integrada com os três pilares universitários, Pesquisa, Ensino e Extensão, por meio de experiências extraclasse que ampliam e aprofundam os conhecimentos já adquiridos em sua grade curricular, propiciando consequente melhoria da qualidade acadêmica. O objetivo desse estudo foi avaliar a influência do Programa de Educação Tutorial em Nutrição da Universidade Federal de Viçosa (PETNUT-UFV) na carreira profissional ou acadêmica de egressos do grupo. Para isso, foi realizado um estudo transversal descritivo, no qual foi solicitado que egressos do PETNUT-UFV respondessem a um questionário online criado por meio do aplicativo Google Docs®, disponível durante todo o ano de 2017. As respostas foram tabuladas no programa Excel®. O questionário contou com as seguintes lacunas para preenchimento: nome; e-mail; ano de ingresso no PET; ano de saída do PET; tempo de permanência no programa; contribuição do PET na formação e área de atuação atual. Foram computadas 40 respostas, sendo 92,5% (n=37) provenientes de petianas do sexo feminino. O tempo de permanência no grupo variou entre 1 e 4 anos, com média de 3,28 anos e mediana de 4 anos. Quanto à área de atuação, 42,5 (n=17) relataram estar atuando no setor público, 15% (n=6) estão no mestrado, 15% (n=6) estão no doutorado, 12,5% (n=5) estão atuando no setor privado, 5% (n=2) ainda não se formaram em Nutrição, 5% (n=2) estão desempregados, 2,5% (n=1) na residência e 2,5% (n=1) estão cursando outra graduação. A partir do relato observacional realizado acerca da contribuição do PET na formação, pode-se notar que a maior parte dos egressos descreveu que o PET foi fundamental para o processo de crescimento pessoal e profissional, contribuindo para o trabalho em equipe e a convivência em grupo. Como conclusão, verificou-se que a maior parte dos egressos do PET Nutrição atuam no setor público; permaneceram no programa por aproximadamente 3 anos e relataram que o PET contribuiu de forma significativa no seu desenvolvimento social, bem como ampliou suas possibilidades profissionais ao fornecer experiências extracurriculares.
Palavras-chave Programa de Educação Tutorial, Egressos, Formação Acadêmica
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,60 segundos.